8.14.2013

DIREITO,O QUE É... CRIAÇÃO DE CONCEITOS


Acadêmicos do Curso de Direito  entendem que:

“O direito é uma forma passiva de garantir que todos tenham direitos indispensáveis diante de uma sociedade, tratando assim com comum acordo a todos, enfatizando apenas que os direitos de alguém vão até onde começa os direitos de outrem.” (Patrícia Lima)
------------------------------

Direito vem do latim "directus" que quer dizer "reto" ou "colocado em linha reta". São normas jurídicas de um país, regras de uma determinada sociedade,  propondo um bem coletivo. (Cristina Cintra)
------------------------------


É o conjunto de normas jurídicas, vigente em um país, que cada Cidadão tem o direito de exercê-las. (Marinete Vieira)
------------------------------

     O significado de direito pode se referir à ciência do direito ou ao conjunto de normas jurídicas vigentes em um país direito objetivo. Também pode ter o sentido de reto, certo, de agir de forma correta, com retidão. (Henrique Santos)

------------------------------

     A definição nominal etimológica de Direito é “qualidade daquilo que é regra”. O Direito é conceitualmente o que é mais adequado para o individuo tendo presente que, vivendo em sociedade, tal direito deve compreender fundamentalmente o interesse da coletividade. Pode se dizer também que Direito é um conjunto de normas de conduta social. (Fabiana Santos) 

------------------------------
    
 O Direito pode ser entendido como um conjunto de normas jurídicas impostas pelo Estado cujo objetivo é limitar e condicionar condutas e comportamentos de uma sociedade, pois o Direito se impõe como princípio do convívio da vida social das pessoas que se relacionam por meio de liames de várias naturezas, comprometendo entre si. Portanto, o Direito serve como fonte de limitação do comportamento social das pessoas e, como sendo um conjunto de normas jurídicas, desobedecer estas pode acarretar consequências em menor ou maior grau de punição para quem o fizer (Abraão Braga)


Nenhum comentário: