LÚDICO X APRENDIZAGEM


PRÁTICA DE ENSINO DE LABORATÓRIOS LÚDICOS INTERDISCIPLINAR

Professora Mestre Dorothéia Barbara Santos

        A Prática da disciplina Laboratórios Lúdicos Interdisciplinar, do Curso de Pedagogia, da Faculdade Alfredo Nasser, no II Semestre de 2019, teve por objetivo geral compreender a ludicidade como uma importante ferramenta, nos dias atuais, na construção e formação do conhecimento infantil. Além disso, especificamente procurou compreender a importância do lúdico no processo de aprendizagem; diferenciar jogos e brincadeiras e formas diferencias de trabalhos junto aos alunos dos anos iniciais; identificar diversas modalidades de jogos voltados para matemática, língua portuguesa e socialização; produzir jogos com material reciclável com vistas ao processo de sustentabilidade; montar um portfólio virtual e uma caixa pedagógica com jogos e brincadeiras úteis ao processo de aprendizagem infantil.
       
         Durante o semestre, teoria e prática se entrelaçaram. Primeiramente foi abordado o tema “ Ludicidade como ferramenta de aprendizagem. A turma composta de 31 acadêmicos, apresentou diversas atividades que envolveram brincadeiras, músicas e jogos que lembravam o tempo da infância de cada um.  O nome dado a esse momento foi “Desafio Pedagógico”. De acordo, com cada apresentação foi construída uma tabela para que fosse registrada a área de conhecimento, o conteúdo, o objetivo, o nome da brincadeira (jogo ou música), materiais e o nome dos acadêmicos participantes.

 
                                  Figura 1 – Fragmento da Tabela da Acadêmica Jaqueline Arruda.


A apresentação possibilitou a introdução e prática dos estudos sobre jogos, envolveram conceitos, concepções; modalidades e sua utilização de forma interdisciplinar nos anos iniciais.  Acresceu a isso, Jogos com conteúdo de matemática, língua portuguesa, socialização e com objetivos diversos
  

                                    Figura 02 – Jogos  das argolas

No segundo momento estudamos sobre o impacto que das brincadeiras na aprendizagem, dentro dos objetivos anteriormente citados. De acordo com os estudos de Garvey (2014) e outros autores pesquisados pelos acadêmicos, os seguintes temas foram apresentados em forma de seminários e dinâmicas: definições e importância de brincadeira; a relação entre o sorriso e o brincar; a brincadeira com movimento e interação; A brincadeira com objetos e; A brincadeira com a linguagem

                                  Figura 03 – Uma das dinâmicas para encerramento de seminário

Estudamos também sobre o brinquedo cantado e as diversas formas de interação. Foi escolhida a música “ Essa é uma história de uma serpente que subiu no morro para procurar um pedaço do seu rabão’’ exemplificar essa importante ferramenta de aprendizagem



                   Figura 04 – Preparação para praticar o brinquedo cantado.

  A conclusão do semestre ocorreu com apresentação de jogos confeccionados pelos acadêmicos com matéria reciclável. Todos colocados em caixas pedagógicas (veja vídeo abaixo). A decoração foi da predileção de cada acadêmico. E com a entrega de um portfólio digitalizado contendo todas atividades práticas executadas ao longo do semestre, cada um pode deixar registrado os principais momentos lúdicos e de aprendizagem ocorridos ao longo do último período da turma do Curso de Pedagogia.

REFERENCIAL

MAURÍCIO, Juliana Tavares. A importância do lúdico na aprendizagem. Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp140.htm 26/01/1016.
GARVEY, Catherine. A brincadeira – a criança em desenvolvimento. Petrópolis, RJ: VOZES, 2014.
RODRIGUES DOS SANTOS, Vilmar. Jogos na escola – os jogos nas aulas como ferramenta pedagógica. Petrópolis, RJ: VOZES, 2014.
ZABOLI, Fábio; FURTUOSO, Magali Sens; TELLES, Cassiano. Brinquedos cantados. In:  O brinquedo cantado na escola: uma ferramenta no processo de aprendizagem”  EF. Deportes.com. Revista Digital. Buenos Aires, ano 16, nº 159, agosto/2011.


CAIXAS PEDAGÓGICAS 


Dorothéia Barbara

Em cada caixa um sonho
Em cada sonho uma  forma de pensar.
Caixas  recheadas de jogos
que uma criança joga
ou pode confeccionar.
O importante é a ação
acompanhada pela imaginação.
Uma criança que aprende
jogando, imaginando e vivendo,
nunca mais esquece
o que aprendeu.
Lúdico é prazer,
é aprender  a aprender


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