HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I

Aulas Remotas
AULA 03
14/04

01.  Assista o vídeo  “ Ciclos e Seriações – para além dos modelos, a concepção” parte II

02. Registre no seu caderno as ideias centrais que aparecem no vídeo.
03 Escolha 02 das ideias centrais, registradas no seu caderno, e fale se você concorda ou não com essa forma de ensino. Não esqueça de argumentar de acordo com o tema em questão.

USO DA APOSTILA


Linha do tempo - representação gráfica de uma sequência cronológica de eventos. 
1.  Abra sua apostila no texto “ Educação no Brasil Colônia” – Página 53.   Leia-o e faça uma linha do tempo dos fatos ocorridos nesse período, da seguinte maneira:
a) Primeiro anote as datas (algumas estão fora de ordem). Ordene-as. Depois, construa no seu caderno uma linha do tempo desse período. 
b) Poste no Grupo Fechado sua linha do tempo
TRABALHO
1. Havíamos iniciado um trabalho antes das aulas remotas. Era em grupo. Cada um tinha uma parte para apresentar. 
2. Cada um deverá escrever a parte que iria falar  no seminário e mandar no email vozgoiana3@gmail.com . Escreva com suas palavras. Não esqueça de colocar seu referencial.
3. Data da entrega: 29/04Linha do tempo
AULA 02
Dia  07/04:

1.    Nas manhãs de terças-feiras, estarei online na plataforma da Unifan, no Grupo Fechado (facebook) e grupo do Whatsapp somente no horário de aula.  Aproveitem esse horário. É horário de aula. Não marque outro compromisso. para resolver dúvidas sobre o conteúdo da aula.  

2.          Para aula de hoje:

        Assista o vídeo 




a)    Procure entender o vídeo.
b)    O que você não souber, pergunte a sua professora
c)    Depois, abra a sua apostila no capítulo 10, página 77.  Retire do texto apenas os conteúdos relativos ao conteúdo explicado por sua professora no vídeo, ou seja, SISTEMA DE SERIAÇÃO. Anote no seu caderno. Tire uma foto e mande Grupo Fechado ( face)
d)    Assista o segundo vídeo “ Quando a escola é de vidro”, de Rute Rocha.
e)    Faça 03 comparações entre os vídeos apresentados, no que se refere ao que acontece dentro da escola com sistema seriado. Poste no site da Unifan, ou Grupo Fechado do Facebook
                       ________________________________

AULA 01




                                   
Roteiro:

1.  Veja  o vídeo e escolha  duas ideias sobre educação e discorra sobre elas num breve texto.

2. Leia o texto abaixo:


CARTA DOS CHEFES DOS ÍNDIOS DAS SEIS NAÇÕES

“... nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração.
Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa.
... Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.
Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores de Virginia que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, HOMENS.”

Texto extraído do livro “O que é educação”, BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (1995 –p.. 8-9).

Em relação  a educação,   qual é a ideia central trazida pelo texto.? Destaque-a em um breve texto e  argumente de acordo com nossas aulas presenciais  nos meses de  janeiro e fevereiro.

Professora  MsC. Dorothéia Barbara Santos

12 comentários:

IBJNM disse...

Acadêmicos deixem aqui suas considerações somente relacionadas ao tema em questão

cunharodtatyany@gmail.com disse...

A resposta 1 mostra as pessoas utilizando as tecnologias ir também jogado lixo nas ruas está do sentido amplo

cunharodtatyany@gmail.com disse...

Os índios está sendo escravo dos colonos português está do sentido scricto

cunharodtatyany@gmail.com disse...

A numero.2 mostra que o texto está falado sobre dois tipos de educação.sentido amplo.e stricto

cunharodtatyany@gmail.com disse...

Tatyany cunha rodrigues a resposta da1 falar das pessoas usando a tecnologia nas ruas ir também o lixo espalhados nas ruas está do sentido amplo .No.outro sentido os índios sendo escravos dos portugueses está sentido stricto. A resposta da 2 o texto falar várias sentidos da educacao a pode ensinar em todos lugares a educação stricto o texto falar de duas educação falar do sentido amplo que aprendemos todas os dias que aprendemos todas horas

cunharodtatyany@gmail.com disse...

Tatyany cunha rodrigues a resposta da1 falar das pessoas usando a tecnologia nas ruas ir também o lixo espalhados nas ruas está do sentido amplo .No.outro sentido os índios sendo escravos dos portugueses está sentido stricto. A resposta da 2 o texto falar várias sentidos da educacao a pode ensinar em todos lugares a educação stricto o texto falar de duas educação falar do sentido amplo que aprendemos todas os dias que aprendemos todas horas

cunharodtatyany@gmail.com disse...

Tatyany cunha rodrigues a resposta da1 falar das pessoas usando a tecnologia nas ruas ir também o lixo espalhados nas ruas está do sentido amplo .No.outro sentido os índios sendo escravos dos portugueses está sentido stricto. A resposta da 2 o texto falar várias sentidos da educacao a pode ensinar em todos lugares a educação stricto o texto falar de duas educação falar do sentido amplo que aprendemos todas os dias que aprendemos todas horas

cunharodtatyany@gmail.com disse...

Tatyany cunha rodrigues a resposta da1 falar das pessoas usando a tecnologia nas ruas ir também o lixo espalhados nas ruas está do sentido amplo .No.outro sentido os índios sendo escravos dos portugueses está sentido stricto. A resposta da 2 o texto falar várias sentidos da educacao a pode ensinar em todos lugares a educação stricto o texto falar de duas educação falar do sentido amplo que aprendemos todas os dias que aprendemos todas horas

Unknown disse...

Academica Ericka Danielly
O vídeo mostra duas idéias de educação , amplo e stricto.
O domínio da tecnologia que mostra várias pessoas se comunicando mas as ruas cheias de lixo ,expressa o sentido amplo,já os escravos expressa o sentido stricto. A questão 2 fala sobre várias metodologias para se aprender como o meio da educação e diversificado, no exemplo dos índios que não precisam estar frequentando uma instituição de educação para adquirir conhecimento,há várias formas de se aprender inclusive no meio social que se está inserido.

Unknown disse...

Há vários tipos de educação
Tipos de educação
Sentido escricto
* Planejamento,conteúdo,objetivos,metodologia, avalição, local certo, sistematizada,investimento, exemplo um professor faz uma educação em sentido escricto prepara o conteúdo para aplicar em sala de aula. O médico também estuda com muita intensidade com atualizações científicas para medicar em seu local de trabalho.

Unknown disse...

Educação em sentido amplo
* Não e planejada,acontece em qualquer espaço,exemplo uma pesca pode ser pescada em qualquer parte do Rio sem planejamento e com adaptação ao ambiente.

Unknown disse...

O texto explica a formação dos índios que se adaptaram a educação acadêmica e se formaram, a formação é muito importante para a vida na cidade ensinamentos científicos mas na aldeia não essa formação não será muito útil por que eles vivem uma rotina completamente diferente, precisam caçar, construir cabana e outras culturas . Na aldeia eles viviam uma educação em sentido amplo faziam cabana em lugares imprevisíveis, a caça também é um hábito natural dos índios conseguiam sem nenhuma dificuldade.