PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR

NOMES E SLOGANS DE ESCOLAS FICTICIAS 

.......ooooooo.......


01. Escola Brincando e Aprendendo

" Aqui na escola, brincando e aprendendo, o seu filho aprende divertindo-se" 

 Laís Alves de Araújo

.......ooooooo.......

Aulas Remotas 

AULA 03 -  LIVRO PROVA - momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas
 ,


1. Conteúdo teórico dos capítulos 1 ao 8:  no vídeo: “ Prova” que está no endereço:



2. Após assistir o vídeo assistir  nessa ordem:
70 frases que os alunos falam antes e depois  da prova
70 frases que os professores  falam
3. No Grupo Fechado coloque a sua resposta sobre os itens abaixo:
a) O que é competência, na visão de Moretto?  Se precisar veja o vídeo novamente ou veja o conteúdo na sua apostila p. 19 ss.
b). Faça uma avaliação do comportamento do aluno, antes e depois da prova, a partir do vídeo assistido.
c)  Analise a fala dos professores no vídeo “ 70 frases que os professores dizem” e escolha 5 frases que você já tenha dito ou escutado e discorra sobre elas.
PRÁTICA
 1. Com material reciclável, faça com colagem, o cartaz de aniversariantes, o cartaz de ajudantes do dia e o cartaz de número quantidade. Todos devem ter o tamanho do papel A-4. Use jornal, revistas ou papeis usados. Use sua criatividade!
2. Postar tudo na aula do dia 27 de abril, no horário de aula, somente quando a professora fizer a chamada do seu nome.




AULA 1 ( 03/04)
Caríssima acadêmica,
1. Assista o vídeo:


2. Assista o vídeo com atenção. Existe alguma atividade que você ainda não realizou?  Se houver, faça até dia  10/04,  e mande  no email descrito acima que é o mesmo do blog.



3. Para aula desta semana, capítulos 2 e 3   do livro  " Prova",  com registro das ideias centrais, com suas palavras. EVITE CÓPIAR DOS TEXTOS

4. Para quem está no grupo fechado do fecebook , poderá  postar no mesmo locar.

5. Quem não está, deverá postar no site da Unifan (provavelmente deverá fazer 3 ou mais registros, pois o site aceita, 500 caracteres por respostas)    

ATIVIDADE PRÁTICA

1.      1. Letra cursiva é a letra de mão.  Na nossa prática pedagógica será sempre exigida da professora uma letra firme e legível.  Agora leia o texto abaixo com atenção:

A ESCRITA EM LETRA CURSIVA, AJUDA AS CRIANÇAS A SEREM MAIS INTELIGENTES. ( disponível no site da Unifan)

 2.Agora assista o vídeo: Letra cursiva para crianças no primeiro e segundo ano é indicado? 
 

     3.Observe o painel das letras abaixo:



1.       4 Em uma folha do seu caderno, com um lápis de escrever, faça o alfabeto maiúsculo e minúsculo.  Em seguida, escolha uma citação de um pensador de sua predileção e escreva com a letra cursiva.
2.      5.Fotografe o seu alfabeto e a citação escrita por você.
3.     6 Compartilhe no grupo fechado. ( Quem não está no grupo fechado mande no e-mail  citado nessa atividade com o nome  Letra Cursiva)
1.      

4 comentários:

Unknown disse...

Faculdade Alfredo Nasser Instituto Superior de Educação
Curso: pedagogia
Disciplina: planejamento e avaliação educacional
Professora: Msc. Dorothéia Barbara
Acadêmica: Silvana Santos Costa
Pm3

Análise texto 2 e 3 "prova"

No capítulo 2 Ensino para competência o texto relata o significado popular da palavra "competência" que em tem o seu significado como a prática que uma pessoa tem em lidar com determinado citação complicada e consegue resolve-lá. E na área da educação um exemplo desse ato esta ligada na idéia de capacidade que os professores tem em resolver situações complexas usando a sua capacidade e competência. Faz se necessário o uso de recursos que irão auxilar a resolver tais situações complexas no primeiro recurso apresentado no texto refere-se ao fato de conhecer os seus conteúdos e é preciso desenvolver habilidades específicas para cada conteúdo é preciso buscar conteúdo que sejam realmentes relevantes. Entrando na mesma linha o segundo recurso fala sobre habilidades e procedimentos o texto afirma que é preciso ter certas habilidades não nascemos com elas e é preciso exercita e treinar tais habilidades e o fato de treinar faz com que essas habilidades possam ser compridas com competência, outro recurso é a linguagem sabemos que para cada situação ou campo do saber é preciso fazer uso de uma linguagem específica. O penúltimo recurso é os Valores culturais na escolha de elaboração de atividades o professor precisa encontrar uma linguagem clara e precisa e que permita que o aluno passe a encarar as provas e trabalhos como um momento privilegiado de demonstrar aquilo que aprendeu. O quinto e último recurso e a administração das emoções que está ligada a como o aluno vai lidar emocionalmente com uma situação complexa.

Grazielly Amaral disse...

Aula 3

3.a) O que é competência, na visão de Moretto? A Competência é a capacidade do sujeito mobilizar recursos (cognitivos) visando abordar uma situação complexa.
b). Analisando o vídeo, penso que, parte de alguns alunos antes da prova fica bastante ansioso(a), desenvolve crises de nervosismo e alguns até passam mal. Parte de alguns alunos, estudam alguns dias antes, faz todo um planejamento para estudar, e tem aqueles que deixem para estudar no mesmo dia da prova, e ficam pedindo ajuda para aquele colega que sempre tira nota boa nas provas. Depois da nota, sempre tem aquele aluno que se arrepende de não ter estudado, porque viu o resultado da prova e não ficou satisfeito ou tirou nota abaixo do que pensou que tiraria. Tem aqueles alunos que tiram nota boa (7 ou 8), mas pensam que deveria ter estudado mais para ter tirado um 10.
c). 5 Frases que os professores dizem:
“ Pode parar com essa conversação atrás ai”
“ Vai cair na prova”
“Não sou eu que precisa de nota, são vocês”
“ Educação a gente trás de casa”
“ A prova é individual e sem consulta”

Raphaela Andrade disse...

resposta a
moreto apresenta no seu primeiro capitulo o sucesso de ensinar diz sobre pese udo do sucesso nao e ensinar e muitos professores confundem e ensinar e nao a repetiçao do que o professor enisna tambem isso e chamado de piseudo do sucesso
resposta b
eu não quero perder a prova por sua causa ele sim prefere colocar de outro coleguinha e ficar sem nota e mal educado e chiga os professores e os colegas e gosta de ficar sem nota
resposta c
pra fora da sala agora
voce nao esta na sua casa
lugar de escola e para estudar e nao para dormir
tira a acbeça da messa que isso nao e sua cama
nao responde o seu professor

Raphaela Andrade disse...

resposta a
moreto apresenta no seu primeiro capitulo o sucesso de ensinar diz no pseudo que o sucesso nao e o esinar e que muitos professores confundem o nao ensinar com a repeticao do que o professor ensina isso tambem e o piseu do suceeso
resposta b
eu nao quero perder a sua prova por causa do seus colegas e ficar sem nota eu so quero que vc fique do meu lado caso eu preciso de ajudar voce esta do meu lado para mima ajuadr
resposta c
para fora da sala agora
voce nao esta na sua casa
lugar de escola nao e para dormir e para estudar
nao responde o professor
raphaela andrade de jesus