PLANEJAMENTO EDUCACIONAL


RELATÓRIO DAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

       A disciplina Planejamento e Avaliação Educacional, ministrada em 03 turmas, do III período, do curso de Pedagogia, da Faculdade Alfredo Nasser, unidade de Aparecida de Goiânia – GO, Brasil,  no segundo semestre de 2019 teve por objetivo: Compreender o planejamento educacional num contexto democrático, fundamentos, estrutura, elementos constitutivos   que permitem a sua eficácia e eficiência.  Além disso, as funções dos membros da comunidade escolar pautadas na sua elaboração, execução e avaliação.

No início do semestre, os acadêmicos foram informados sobre o Plano de Ensino da disciplina em questão. Nele estavam registradas todas atividades práticas obrigatórias (Figura 01) que deveriam ser realizadas ao longo do semestre.

Figura 01 - Atividades obrigatórias

          A primeira atividade prática foi a elaboração de uma escola dos sonhos da dupla de acadêmicos. Antes, porém foi estudado sobre o que é escola, seus elementos, estrutura, missão através documento denominado de Projeto Político Pedagógico – PPP.  As “escolas dos sonhos” (Figura 02) foram apresentadas por todos, com o formato de vista aérea. Todos mostraram a importância de cada espaço escolar e a função de quadro administrativo e pedagógico e de outros profissionais que fazem parcerias com as diversas instituições de ensino

Figura   02 -  Principais escolas da Turma PN- III B

       As escolas tinham nomes fictícios, slogans e logomarcas. Um verdadeiro festival de criatividade. Era como se cada acadêmico fosse o proprietário e gestor de seus projetos.

    No que se refere às atividades do professor dos anos iniciais, as 03 turmas confeccionaram diário de bordo ou de campo, cartazes de associação número/ quantidade 0-10, aniversariantes, ajudantes do dia e do abecedário.  Aqui alguns trabalhos apresentados
              Figura 03 – Cartaz de aniversariante da acadêmica Fablícia                                                                


              Figura 04 – Ajudante do dia Acadêmico Gilmar     

                 05 - Número/quantidade  Acadêmica Fablícia     

              
                                              
                                       Figura 06 -  Abecedário Acadêmica Keliane 
      Os acadêmicos também aprenderam a importância do diário de classe. Cada um teve a oportunidade de acompanhar às aulas observando e praticando o controle de frequência, conteúdo escolar, dias letivos e sobretudo o fechamento mensal desse documento.
Acresce a isso, o elaborar e colecionar bilhetes diversos destinados aos pais, incentivos pedagógicos, músicas e histórias infantis ilustradas, e crachás escolares (figura 07)


                              Figura 07 -  crachás confeccionados pela Turma PM-III

Variadas atividades foram desenvolvidas ao longo do semestre juntamente com uma sustentação teórica baseada nos estudos de Vasconcelos (2007), Conte (2017), Moretto (2016) entre outros.
            No final da disciplina todos os acadêmicos apresentaram um portfólio em forma de caderno e outro digitalizado. Este último, todos puderam aprender a usar algumas tecnologias em forma de aplicativos, digitalizar materiais pedagógicos, dimensionar imagens fotográficas entre outros.
E assim concluiu-se o semestre letivo.

Referencial
CONTE, Priscila. Cargos e funções dentro da escola. Disponível in: http://priscilaconte.blogspot.com.br/2009/02/ Acessado em 26/07/17.

FRANÇA, Luiza. O Planejamento escolar. Disponível em: http://appprova.com.br/saiba-tudo-sobre-planejamento-escolar/nov 17, 2016. Acessado em 26/07/17.

LIBANEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5ª. Ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

MORRETO. Vasco Moretto. Prova – Momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DPeA, 2016.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento – projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico.17ª Ed.  São Paulo: Libertad, 2007.

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 Objetivo Geral

  • Compreender o planejamento educacional num contexto democrático, fundamentos, estrutura, elementos constitutivos   que permitem a sua eficácia e eficiência.  Além disso, as funções dos membros da comunidade escolar pautadas na sua elaboração, execução e avaliação.


Objetivos Específicos
  • Compreender o ato de planejar, nos vários níveis. 
  • Compreender o planejamento como um procedimento natural e necessário na vida humana.
  • Problematizar a concepção dos profissionais sobre a prática dos diversos aspectos e níveis do planejamento.
  • Compreender e problematizar a importância e a prática da participação no processo de planejamento.
  • Refletir sobre a questão da flexibilidade no planejamento.
  • Discutir as características e as formas de organização de projetos educativos.
  • Compreender os aspectos que envolvem a prática da avaliação em diferentes situações que envolvem o planejamento.
  • Reconhecer a pesquisa como princípio norteador do processo de planejamento.


Referencial

MORRETO. Vasco Moretto. Prova – Momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DPeA, 2016
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento – projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico.17ª Ed.  São Paulo: Libertad, 2007.

Portfólio 


    É um cardemo, álbum digital ou em papel que mostra em ordem cronológica o desenvolvimento de uma pessoa, de um trabalho ou de uma empresa. Na escola, é utilizado para analisar o desenvolvimento cognitivo do aluno a partir de diversas atividades  educativas. A capa vai depender da finalidade a que se destina.  Eis aqui alguns exemplos:






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