PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

 Objetivo Geral

  • Compreender o planejamento educacional num contexto democrático, fundamentos, estrutura, elementos constitutivos   que permitem a sua eficácia e eficiência.  Além disso, as funções dos membros da comunidade escolar pautadas na sua elaboração, execução e avaliação.


Objetivos Específicos
  • Compreender o ato de planejar, nos vários níveis. 
  • Compreender o planejamento como um procedimento natural e necessário na vida humana.
  • Problematizar a concepção dos profissionais sobre a prática dos diversos aspectos e níveis do planejamento.
  • Compreender e problematizar a importância e a prática da participação no processo de planejamento.
  • Refletir sobre a questão da flexibilidade no planejamento.
  • Discutir as características e as formas de organização de projetos educativos.
  • Compreender os aspectos que envolvem a prática da avaliação em diferentes situações que envolvem o planejamento.
  • Reconhecer a pesquisa como princípio norteador do processo de planejamento.


Referencial

MORRETO. Vasco Moretto. Prova – Momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DPeA, 2016
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento – projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico.17ª Ed.  São Paulo: Libertad, 2007.

Portfólio 


    É um cardemo, álbum digital ou em papel que mostra em ordem cronológica o desenvolvimento de uma pessoa, de um trabalho ou de uma empresa. Na escola, é utilizado para analisar o desenvolvimento cognitivo do aluno a partir de diversas atividades  educativas. A capa vai depender da finalidade a que se destina.  Eis aqui alguns exemplos:






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