8.01.2011

VOZ GOIANA

    Olá amigos! Uma parte deste blog buscará retratar alguns aspectos culturais e educacionais existentes no Estado de Goiás, sobretudo na sua capital. Começo com a letra da música do compositor Manoel Amorim, Balada Goiana, cantada por Marcelo Barra:


Todos têm um amor na vida,
que os inspira, a cantar.
Eu só canto a minha cidade,
minha terra, meu sonho, meu lar.
Terra linda venturosa,
terra amada de meus pais.
Minha terra de luz e vida,
é Goiás, Goiás, Goiás.

Lá ao longe ao sol poente,
brilha a serra a me ofuscar.
Se é bela ao sol caindo,
mais formosa é ao luar.
De manhã os passarinhos,
alegres se põe a cantar.
À tarde os sinos festivos,
não se cansam de badalar.
Terra linda venturosa,
terra amada de meus pais.
Minha terra de luz e vida,
é Goiás, Goiás, Goiás.

Lá no alto a capelinha,
de joelhos a rezar.
Os casais de namorados,
vão sonhando ao luar.
O rio descendo ligeiro,
vai cantando uma canção.
Pelas ruas balanceando,
balanceia o meu coração.
Terra linda venturosa,
terra amada de meus pais.
Minha terra de luz e vida,
é Goiás, Goiás, Goiás. 

            Também não poderia deixar de fora a belíssima letra da música Noites Goianas de Joaquim Bonifácio e Joaquim Santana, cantada na linda voz de Ely Camargo:

Tão meigas, tão claras,
Tão belas, tão puras
Por certo não há

São noites de trovas
De beijos de juras (bis)
As noites de cá

As noites goianas
São belas, são lindas
Não temem rivais

Goianos, traduzem
Doçuras infindas (bis)
As noites que amais

Em Nice, em Lisboa
Na Itália famosa
Tais noites não há

São noites somente
Da pátria formosa (bis)
Do índio Goyá
     
        Mas nem tudo é assim, Goiânia sofreu muito em 1987, com o acidente radiológico, devido a contaminação com césio-137, muitos  perderam suas vidas. Outros vivem com sequelas  no físico  ou na  alma. ( Veja video neste blog )
      Essa tragédia  fez com que o goiano  refletisse mais  sobre o lugar onde mora e a ter um novo olhar sobre o  seu solo, o cerrado.  Esse tem sido motivo de preocupação por parte de várias instituições: famílias, escolas, igrejas, associações de moradores entre outras.
Monumento da Av. 85 - Setor Oeste

  Goiânia é uma cidade jovem, tem apenas 78 anos. Tem belos monumentos  que vale apenas serem mencionados nesse espaço. Um deles é o Coreto ( inaugurado em julho de 1942) que fica na praça Cívica, no começo da Avenida Goiás. Trata-se de um espaço em que alguns artistas  da terra expõem o que há de melhor no mundo, sobretudo no que se refere a música e teatro. 
Aguarde... editando

4 comentários:

E.V.A com Amor Ateliê disse...

OLÁ TUDO BEM PROFESSORA QUERIDA....JÁ VOU SEGUIR O SEU BLOG,,,AGUARDO VC NO MEU...BJS
http://evacomamoratelier.blogspot.com/

leidiany Otoni disse...

como eu aprendo? bom eu observo muito todos a minha volta e tudo ao meu arredor pois sou muito observadora.
E como meus colegas aprendem? alguns tem o rasiocinio muito lento mais outros conseguem captar muito rapido.
aluna do 1°pm em pedagogia da unifam:Leidiany Otoni

leidiany Otoni disse...

``A LEITURA DE MUNDO PRECEDE A LEITURA DA PALAVRA ´´(Paulo freire)

dasgracas.com disse...

Olá minha estimada irmã, bom dia.
Passei hoje aqui pela sua página. Estou com saudades de você, que é muito especial para nós.
Abraços