...

"Deus é a mão que nos guia e governa!",

8.23.2013

FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA II

DESCORTINANDO OS HORIZONTES 

Você também olhou?
Você também viu?
Qual a sua interpretação?

(Nikitiuk, 2001)
Desenho de  J. Virmont (01/2013)

     O mundo atual apresenta uma multiplicidade de questões, tais como: problemas ambientais, urbanização acelerada, o aumento de pessoas, mercadorias e informações, assim como mudanças de tecnologias e também culturais. E com tudo isso, devemos com  a educação geográfica capacitar o aluno para que consiga ler e diferenciar o seu lugar vivido e ao mesmo tempo compreender como o mundo esta presente em tudo que fazemos e vemos, enfim, no nosso cotidiano. Assim com criatividade e planejamento, devemos trabalhar conceitos sobre, respeito e biodiversidade, Devemos usar exemplos.de espaço, como a escola, nossa casa,o nosso bairro deixando a aula mais divertida, sendo assim as crianças terão noção de que não somos todos iguais, pensamos e vivemos diferentes uns dos outros
(Tatiana Rodrigues)

 Olá!

As imagens retratadas revelam o processo de apreensão do conhecimento, pelo qual todos nós passamos e através da pesquisa (busca consciente e não alienada) vamos nos tornando íntimos do que antes era desconhecido. No começo, à nossa frente só há incertezas, questionamentos que no decorrer do "percurso" vão sendo sanados e outros surgindo.
(Thiara Martins)

Janela
        No início, a criança não tem conhecimento do que se passa ao seu redor, mais a medida  que  se abre a primeira parte da janela que é quando ela entra na escola, já começa a conhecer o outro mundo. Quando se abrem as duas janelas, é quando ela  passa a conhecer totalmente o seu mundo,  interpreta as coisas  ao seu modo, já sabe lidar com seus conhecimentos, e a medida que vai amadurecendo, começa a fazer suas próprias escolhas e passa a compartilhar com outras pessoas as suas  experiências de vida. 

(Michelly da Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada!