1.11.2016

CONTEXTUALIZAÇÃO EDUCACIONAL I


PRÁTICAS DA DISCIPLINA  HISTÓRA DA EDUCAÇÃO I

Dorothéia Barbara Santos

A disciplina História da EducaçãoI, do Curso de Pedagogia, teve ao longo do II semestre de 2015, dezoito acadêmicas matriculadas no período noturno.  A proposta inicial de trabalho foi desenvolvida de acordo com o Plano de Ensino que teve por objetivo geral compreender e identificar os principais elementos mundiais políticos, históricos e sociais que sustentaram e influenciaram a educação brasileira até o seu final de Império. Após  estudos teóricos foram efetivadas as atividades práticas  em dois grandes momentos.

I. Momento

         O primeiro momento ocorreu no final do mês de setembro de 2015. Após termos estudado sobre a educação em sentido amplo e em sentido stricto; o seu papel na sociedade; sua relação com o trabalho; compreender a educação do homem  a partir de diferentes contextos históricos; filosofia e educação e os aparelhos ideológicos  do estado que interferem no processo de aprendizagem escolar. Após isso, foi proposto a turma, com base, sobretudo, no livro da Marilena Chaí, O que é ideologia, uma pesquisa social sobre produtos vinculados na sociedade atual que possuíam valores ideológicos. Cada acadêmica realizou uma pesquisa diferenciada.  A finalidade foi à formação da Roda Ideológica.

Roda Ideológica

         Roda Ideológica foi uma técnica criada pela professora da disciplina em questão. Trata-se da variação de outras conhecidas como histórica ou de conhecimento. Consiste em formar uma roda de pesquisa. Cada acadêmica com uma. Além disso, com uma tabela em que deverá ser preenchida na medida em que os dados dos produtos forem  apresentados.

Preenchimento da tabela

           O preenchimento da tabela teve por objetivos despertar a atenção ao produto apresentado por cada acadêmica,  perceber seu valor ideológico e sua validade no mercado atual. A seguir, modelo de duas tabelas preenchidas por duas acadêmicas da turma:
  

Tabela nº 01


Tabela nº 02

         O preenchimento da tabela foi precedido com a visão de recortes de jornais e revistas de produtos diversos e disponíveis na mídia para o consumidor. Por exemplo: produtos de limpeza, operadoras de telefonia, marcas de roupas etc. A conclusão dessa atividade ocorreu com o poema de Soniah Santos, intitulado Ideologia.

II Momento

     O segundo momento das práticas, na referida disciplina, ocorreu após discussão de conceitos e das e discussões das principais características da educação da Antiguidade ao período da República Velha no Brasil principais características da Educação na Antiguidade até o período imperial no Brasil. Por se tratar de um período longo, a turma foi divida em seis grupos com os temas educação na: tradicionalista, grega, romana, medieval, renascentista, cristã (Companhia de Jesus, professores e métodos de ensino), para realizar estudos, planejar apresentações e dinâmicas que pudessem envolver todas acadêmicas após a apresentação de cada temática. Para tanto, algumas etapas foram estabelecidas:

I. Definição de referencial teórico compatível com as temáticas. Além do referencial teórico do plano de ensino da disciplina cada grupo deveria pesquisar outras fontes e abordá-las de forma cientifica;

II. Estabelecimento de uma ordem de apresentação da temática, divisão de conteúdo recursos didáticos necessários e confecção de um folder  para cada  acadêmica no dia da apresentação;

III. Elaboração de dinâmicas envolvendo perguntas sobre o conteúdo dos temas apresentados;

VI. Apresentação de acordo com datas previamente marcadas que terminaram  na ultima semana do mês de novembro/2015;

 Conclusão

     A prática na disciplina de História da Educação I, no I período, do Curso de Pedagogia permitiu que as acadêmicas tivessem uma visão ampliada sobre a ideologia e sua influência na sociedade, num primeiro momento. E posteriormente, puderam, de maneira simples e dinâmica perceber que a educação de qualquer sociedade só tem significado quando entendemos seu contexto histórico.

     Referencial

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 3. ed. Rev e Ampliada. Moderna, 2006.
CHAUI, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2008.
JELVES,  Júlio Alejandro Quezada. História da Educação. São Paulo: ULBRA, 2005.
CHAUI, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2008.
STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria Helena Câmara. Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2004. Vol. I - Séculos XVI- XVIII.
LOPES, Eliane Marta Teixeira et al. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, Minas Gerais: Autêntica, 2003.

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