...

"Deus é a mão que nos guia e governa!",

9.16.2012

PN I - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II - II SEMESTRE 2012


     Seminários programados  para os meses de setembro e outubro de 2012, nas  dependências da Faculdade, sob orientação da Profa. Dorothéia  Barbara 

GRUPO 1
EDUCAÇÃO NO EGITO


Objetivo: abordar os aspectos sociais políticos e educacionais  do Antigo Egito

Acadêmicas:

Cléria: Estado centralizador e teocrático; Domínio egípcio sobre as ciências em geral.
Rafaella - A educação restrita à classe dominante; transmissão de ensinamentos.
Jocianne: Escribas; Hieróglifos e papiro; primeiros modelos de escolas. Formação do homem egípcio;
Mariângela - obediência e punição; ensino de ofícios especializados 
Jocianne  Conceito de educação no Egito
Rafaella -   Educação física
Débora -   Educação escolar e familiar; a educação na primeira infância.
Ronaldia - conclusão 




Esfinge e o Egito

Quem anda de quatro pés de manhã
E à tarde se utiliza somente de dois
Mas à noite que chegará bem depois
Tem que usar três quando caminha(¨)

Quem não decifrasse esta questão
Era devorado pela esfinge, no ato
Que tinha corpo de um leão do mato
Mas com aparência de mulher na feição

Neste velho Egito que passou Jesus
Ainda este povo carrega a sua cruz
Sendo dirigido pelo grande ditador

Mas agora este povo está acordando
Mais democracia está reivindicando
Para que o seu trabalho tenha valor.


(¨)Resposta: - O homem.
Em criança se arrasta de quatro.
Sendo adulto anda com dois pés.
Quando idoso, usa uma bengala.


Ler mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=176684#ixzz26grl9Uqv 
Under 


Parecer: Que a educação nos dias atuais não é muito diferente da que foi apresentada. Os ricos sempre tiveram e têm mais privilégios que a classe menos favorecida. No seminário, vimos que as meninas não tinham os mesmo privilégios que os meninos.  Educação é transformação, mas guarda muito da antiguidade em suas qualidades e problemas. Nada se cria apenas se transforma.
Acadêmicas: Luciene,Kenia,Layanne,Geane,Neila e Lidiana


GRUPO: 2
A EDUCAÇÃO GREGA

Objetivo: O objetivo é compreender a construção da história da educação tendo por parâmetro as influências do pensamento grego.

Acadêmicas

(1) Ludmila -> Grécia Antiga - Hist. da educação - Pedagogia- Polis.
(2) Selma - Atenas foi a escola da Grécia Antiga 
(3) Edna - A partir do sec. VI a.C inicio da escrita alfabética
(4) Joelma - educação a
(5) Carolina - A educação a partir de Sócrates- Paidéia
(6) Solene -> Helenismo
(7) Tatiana -> Esparta

Autores Aranha (2006), Manacorda (2002) Vernant( 2003)


Mulheres de Atenas 
( Chico Buarque )

Quando eles se entopem de vinho
Costumam buscar um carinho
De outras falenas
Mas no fim da noite, aos pedaços
Quase sempre voltam pros braços
De suas pequenas, Helenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas:
Geram pros seus maridos,
Os novos filhos de Atenas.

Elas não têm gosto ou vontade,
Nem defeito, nem qualidade;
Têm medo apenas.
Não tem sonhos, só tem presságios.
O seu homem, mares, naufrágios...
Lindas sirenas, morenas.

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Temem por seus maridos
Heróis e amantes de Atenas

As jovens viúvas marcadas
E as gestantes abandonadas
Não fazem cenas
Vestem-se de negro, se encolhem
Se conformam e se recolhem
Às suas novenas
Serenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Secam por seus maridos
Orgulho e raça de Atenas

GRUPO 3
EDUCAÇÃO ROMANA


Acadêmicas:
 Alessandra Pires 
Catiana Alves
Deane Rodrigues
Fabricia Barros
Katiuscia Alves
Maria Valéria
Naiara Alves

Objetivo: apresentar da maneira mais clara e completa possível, o sistema educacional
romano, com suas características e influências.

Acadêmicas
 Naiara- Introdução; Influências gregas no ensino em Roma
Alessandra - O nascimento das escolas latinas.
Maria Valéria- O ensino primário.
Katiuscia  - ensino secundário.
Deane - O ensino superior-
Catiana - As escolas cristãs.
Maria dos Reis - Os principais teóricos
Fabricia - Conclusão e o declínio do império romano 



  
GRUPO  4
A EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA



Objetivos:
  • Mostrar que na Idade Média a educação era orientada pela fé e para um fim maior:'' a salvação da alma e a vida eterna'':
  • Apresentar as mudanças ocorridas no decorrer do tempo e o surgimento de novas necessidades,e que com o desenvolvimento de ovos métodos de educação que se expandiram com as filosofias pedagógicas surgindo então as universidades.
Foto autorizada pelo grupo

Acadêmicas

Juscelina Matos: introdução
 Karina de Sousa: Educação Bizantina e Educação Islâmica
 Ana Cristina: Escolas Paroquiais e Escolas Monásticas
 Elaine Vieira: Escolas Palatinas e Escolas Seculares
 Juscelina Matos: Escolas Catedrais e Universidades
 Marilene Eusébio: Paganismo e Cristianismo,a patrística
 Sônia Maria: A Escolástica e a Síntese Tomista
 Luciene Almeida: Os enciclopedistas e Conclusão
  
GRUPO 5
A EDUCAÇÃO NO PERÍODO RENASCENTISTA


Objetivo: evolução da educação,  o desenvolvimento do agir e pensar do homem.

Acadêmicas

Kênia: apresentação:
Geane:  movimento renascentista, absolutismo/burguesia; ideias iluministas 
Neila:  o despotismo ilustrado; tendência liberal e laica: dificuldades no ensino.    Lidiana; reformas na Alemanha  
Luciene: o pensamento iluminista; a pedagogia  e a concepção política de Rousseau; naturalista e educação negativa.
Layanne: o preceptor a dialética, 'liberdade e obediência'  
Kenia: Kant e a pedagogia idealista; a consciência moral; educação e liberdade e  de Emílio.                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada!