2.02.2012

FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA


Ponto 01

Marcas da minha vida

   Construção de um breve memorial.  Fatos marcantes da vida: infância, adolescência, juventude e fase adulta:

  •     Relatos por escrito
  •     Leitura e reconhecimento pelos colegas

   
Ponto 02

       Ensino de história algumas  reflexões  sobre  a apropriação do saber segundo  Sônia  Maria Leite  Nikitiuk

(Roteiro das discussões elaborado)

Repensar...

... o ensino
... a história
... as relações entre ensino e história
... as relações entre quem ensina e quem aprende
... o que aprende e como ensina
... no ensino, o  que aprender e como ensinar

 “ O saber é apropriado e construído”  e envolve:
  • Identidade
  • Linguagem
  • Registros
  • Pluralidade


PONTO 03

O ensino de história:
algumas reflexões sobre a apropriação do saber
( Nikitiuk)

Fragmentação do texto  para discutir e relatar  e registrar em pequenos grupos:
  • Descortinando horizontes
  • Uma janela aberta para o mundo do saber

Refletir:

  • Nos escritos e leituras, diferentes apropriações
  • Sonhos sonhados, saberes  aflorados

Leituras indicadas: 








Nenhum comentário: