Ana Carolina Sousa*
Leidiane Moreira de Belém Bacellar*
RESUMO: Esse artigo
analisa questões referentes ao processo de socialização e aprendizagem da
criança juntamente com a relação família-escola. A família esta cada vez mais
se distanciando da escola, deixando a responsabilidade de educar para os
professores, sabemos que a primeira educação vem de casa, na escola a criança
irá desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas no processo ensino-
aprendizagem com o auxilio da ludicidade. Enfim, a escola e a família devem trabalhar em conjunto para o melhor
desenvolvimento das crianças, assim inseri-las na sociedade como uma pessoa
equilibrada emocionalmente, autônoma, responsável, social e entender que trabalhar
juntos poderão dar um suporte melhor às crianças que precisam tanto de seus
pais como de seus professores.
Palavras-chaves: Criança. Socialização. Relação
família-escola
1. INTRODUÇÃO
A dimensão de muitas crianças
deixadas de lado por seus pais, sem receber a atenção que seria necessária para
ajudá-las em sua aprendizagem, socialização e formação como ser humano, levou à
necessidade de se fazer questionamentos para alertar pais e profissionais e
ressaltar como é de suma importância a família na formação da criança no meio
escolar.
Assim, esse artigo tem como
objetivo compreender como a família pode ajudar a criança no seu processo de
aprendizagem e socialização.
O interesse pelo tema
surgiu por meio da preocupação com a falta de compromisso que as famílias têm
em relação à escola e a educação de seus filhos. A participação da família na
escola é de extrema importância na construção da identidade, da autonomia, da
responsabilidade, no desenvolvimento intelectual, ou seja, na formação do
indivíduo como um todo, e com isso ela se sente amparada tanto pelos pais como
pelo professor, por isso deve-se enfatizar a importância das escolas aumentarem
o envolvimento da família nas reuniões pedagógicas, na entrega de boletins,
entre outros.
É importante mostrar o
quanto o lúdico pode e deve ser usado para auxiliar na aprendizagem e
socialização das crianças, tanto na escola como em casa com a ajuda da família,
bem como auxiliará na aproximação entre pais e filhos, pois a família é a base
da criança e isso tem acabado com o passar do tempo.
É
relevante também demonstrar que a família deve andar lado a lado com a escola
para ajudar na construção de conhecimentos, e no crescimento da criança dentro
do processo de aprendizagem e socialização.
De acordo com Hoffmann
(2001), “os pais devem ter o compromisso de acompanhar todo o processo
vivenciado pelos filhos, dialogando com a escola e assim assumindo o que lhe é
de responsabilidade.”
Os questionamentos foram
esclarecidos com uma pesquisa bibliográfica, procedimentos este voltado para a
análise e interpretação das ideias dos teóricos selecionados para a discussão
proposta. Eis alguns dos principais autores abordados: Hockenbury e Hockenbury
(2003); Hoffmann (2000); Rocha (2002).
Parte do referencial
HOCKENBURY, Don
H.; HOCKENBURY, Sandra E. Descobrindo a
psicologia. 2. Ed. São Paulo: Manole, 2003.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover o caminho. Porto Alegre. Mediação. 2001.
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