...

"Deus é a mão que nos guia e governa!",

12.29.2012

O ENSINO DE HISTÓRIA


       Acadêmicas do Curso de Pedagogia apresentaram no final do semestre de 2012 algumas sugestões de planos de aula sobre o ensino de história. Vejamos alguns exemplos: 


A COMUNIDADE INDÍGENA
(Plano de aula por Janaína Mendonça)

1. Identificação

     1.1 Escolas: Cantinho do Saber (nome fictício)
     1.2 Disciplinas: História
     1.3 Anos: 3° ano fundamental Turma: A
     1.4 Professores (a): Janaína Mendonça

2. Objetivos

    2.2 Objetivos Gerais:

*        Reconhecer e valorizar a diversidade de grupos sociais existentes, com ênfase nas tribos indígenas.

    2.3 Objetivos Específicos

*        Identificar os aspectos da cultura indígena e reconhecê-la como grupo social;
*        Conhecer e respeitar as manifestações de cultura
*        Indígena;
*        Refletir sobre realidade indígena e possíveis soluções para os problemas dessa comunidade.

3. Conteúdo:

      3.1 Conteúdos Programáticos

*        A comunidade indígena.

4. Metodologia

    4.1 Procedimentos

*    Projeção em vídeo (é preciso identificá-lo aqui) sobre o tema abordado, com o  objetivo de mostrar o que é viver em uma comunidade e suas diferenças;
*        Após assistir o filme os alunos serão orientados a fazer uma pequena redação sobre o filme assistido;

*   Dividir a Turma em cinco grupos, os quais irão montar uma maquete sobre a comunidade indígena;

*     Para encerrar cada  os grupos terão que apresentar  a maquete produzida  para a turma.

4.2 Recursos

ü      Livro didático, DVD, papel, caneta, isopor, cola, bonecos.

5.  Avaliação
ü     Será realizada após observar as apresentações dos grupos em sala e através do seu entendimento diante da redação.

6. Tempo Previsto
ü     03 aulas

Referências

HUMBERG Flávia.Vida em Comunidade.In:História.1.ed.São Paulo: Nacional, 2008 p.58-96.
É preciso registrar o vídeo que for utilizado.




OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL 
(Plano de Aula por Eliana Miranda )  

1. Turma: 3º ano do ensino fundamental.

2. Assunto: Os primeiros habitantes do Brasil.

3. Objetivo geral

Perceber as diferenças culturais entre o modo de vida indígena e europeu.

4. Conteúdo
                                                                                                       
As relações entre os nativos e a sociedade dominantes.

5. Metodologia

1º Momento - Acolhida com oração do Pai nosso.

Objetivo: Contribuir com harmonia entre a turma e os educadores.
Tempo: 05 minutos.

2º Momento - O professor distribui alguns livros, revistas, imagens, para uma maior compreensão do assunto, faz uma breve leitura do tema aplicado.

Objetivo: Desenvolver e buscar mais conhecimentos.
Tempo: 20 minutos.

3º Momento - Em seguida, o professor organiza os alunos em pequenos grupos para montar uma história por intermédio das leituras e imagens distribuídas. Imagem (OSCAR PEREIRA DA SILVA, desembarque de Cabral em Porto Seguro, São Paulo. multirio.rj.gov.br.)
                  *Descrever o que observa em cada imagem.
                  *O que elas estão vestidas? Por quê?
                  *Por que elas estão nesse ambiente?

Objetivo: Conhecer e perceber a importância da cultura dos primeiros habitantes no Brasil.
Tempo: 20 minutos.

4º Momento: pedir para o grupo organizar cartazes com textos e fotos para uma pequena exposição, contendo suas pesquisas realizadas em sala.

Objetivos: conhecer e perceber a importância das culturas.
Tempo: 15 minutos.

Recursos:
Livros, revistas, imagens, cartolinas, cola, tesoura.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados durante a participação das atividades aplicados em sala.

 6. REFERÊNCIAS

HUMBERG, Flávia Ricca. História - livro do professor – 3 ano . 1ª. Ed. São Paulo: Editora Nacional, 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada!