DESCORTINANDO OS HORIZONTES
Você também olhou?
Você também viu?
Qual a sua interpretação?
(Nikitiuk, 2001)
Desenho de J. Virmont (01/2013) |
O mundo atual apresenta uma multiplicidade de questões, tais como:
problemas ambientais, urbanização acelerada, o aumento de pessoas, mercadorias
e informações, assim como mudanças de tecnologias e também culturais. E com
tudo isso, devemos com a educação geográfica capacitar o aluno para que
consiga ler e diferenciar o seu lugar vivido e ao mesmo tempo compreender como
o mundo esta presente em tudo que fazemos e vemos, enfim, no nosso cotidiano. Assim com criatividade e planejamento, devemos trabalhar conceitos sobre,
respeito e biodiversidade, Devemos usar exemplos.de espaço, como a escola, nossa
casa,o nosso bairro deixando a aula mais divertida, sendo assim as crianças
terão noção de que não somos todos iguais, pensamos e vivemos diferentes uns
dos outros.
(Tatiana Rodrigues)
As imagens retratadas revelam o processo de apreensão do conhecimento,
pelo qual todos nós passamos e através da pesquisa (busca consciente e não
alienada) vamos nos tornando íntimos do que antes era desconhecido. No começo,
à nossa frente só há incertezas, questionamentos que no decorrer do
"percurso" vão sendo sanados e outros surgindo.
(Thiara Martins)
Janela
No início, a criança não tem conhecimento do que se passa ao seu redor, mais a medida que se abre a primeira parte da janela que é quando ela entra na escola, já começa a conhecer o outro mundo. Quando se abrem as duas janelas, é quando ela passa a conhecer totalmente o seu mundo, interpreta as coisas ao seu modo, já sabe lidar com seus conhecimentos, e a medida que vai amadurecendo, começa a fazer suas próprias escolhas e passa a compartilhar com outras pessoas as suas experiências de vida.
(Michelly da Silva)
Nenhum comentário:
Postar um comentário