Seminários programados para os meses de setembro e outubro de 2012, nas dependências da Faculdade, sob orientação da Profa. Dorothéia Barbara
GRUPO 1
EDUCAÇÃO NO EGITO
Objetivo: abordar os aspectos sociais políticos e educacionais do Antigo Egito
Acadêmicas:
Cléria: Estado
centralizador e teocrático; Domínio egípcio sobre as ciências em geral.
Rafaella - A educação restrita à classe dominante; transmissão de
ensinamentos.Jocianne: Escribas; Hieróglifos e papiro; primeiros modelos de escolas. Formação do homem egípcio;
Mariângela - obediência e punição; ensino de ofícios especializados
Jocianne - Conceito de educação no Egito
Rafaella - Educação física
Esfinge e o Egito
Quem anda de quatro pés de manhã
Quem anda de quatro pés de manhã
E à tarde se utiliza somente de dois
Mas à noite que chegará bem depois
Tem que usar três quando caminha(¨)
Quem não decifrasse esta questão
Era devorado pela esfinge, no ato
Que tinha corpo de um leão do mato
Mas com aparência de mulher na feição
Neste velho Egito que passou Jesus
Ainda este povo carrega a sua cruz
Sendo dirigido pelo grande ditador
Mas agora este povo está acordando
Mais democracia está reivindicando
Para que o seu trabalho tenha valor.
(¨)Resposta: - O homem.
Em criança se arrasta de quatro.
Sendo adulto anda com dois pés.
Quando idoso, usa uma bengala.
Ler mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=176684#ixzz26grl9Uqv Under
Mas à noite que chegará bem depois
Tem que usar três quando caminha(¨)
Quem não decifrasse esta questão
Era devorado pela esfinge, no ato
Que tinha corpo de um leão do mato
Mas com aparência de mulher na feição
Neste velho Egito que passou Jesus
Ainda este povo carrega a sua cruz
Sendo dirigido pelo grande ditador
Mas agora este povo está acordando
Mais democracia está reivindicando
Para que o seu trabalho tenha valor.
(¨)Resposta: - O homem.
Em criança se arrasta de quatro.
Sendo adulto anda com dois pés.
Quando idoso, usa uma bengala.
Ler mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=176684#ixzz26grl9Uqv Under
Parecer: Que a educação nos dias atuais não
é muito diferente da que foi apresentada. Os ricos sempre tiveram e têm mais privilégios
que a classe menos favorecida. No seminário, vimos que as meninas não tinham os
mesmo privilégios que os meninos. Educação
é transformação, mas guarda muito da antiguidade em suas qualidades e problemas.
Nada se cria apenas se transforma.
Acadêmicas:
Luciene,Kenia,Layanne,Geane,Neila e Lidiana
GRUPO:
2
A
EDUCAÇÃO GREGA
Objetivo: O objetivo é compreender a construção da história da
educação tendo por parâmetro as influências do pensamento grego.
Acadêmicas
(1)
Ludmila -> Grécia Antiga - Hist. da educação - Pedagogia- Polis.
(2)
Selma - Atenas foi a escola da Grécia Antiga
(3)
Edna - A partir do sec. VI a.C inicio da escrita alfabética
(4)
Joelma - educação a
(5)
Carolina - A educação a partir de Sócrates- Paidéia
(6)
Solene -> Helenismo
(7)
Tatiana -> Esparta
Autores Aranha (2006), Manacorda (2002) Vernant( 2003)
Mulheres de Atenas
( Chico Buarque )
Quando eles se entopem de vinho
Costumam buscar um carinho
De outras falenas
Mas no fim da noite, aos pedaços
Quase sempre voltam pros braços
De suas pequenas, Helenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas:
Geram pros seus maridos,
Os novos filhos de Atenas.
Elas não têm gosto ou vontade,
Nem defeito, nem qualidade;
Têm medo apenas.
Não tem sonhos, só tem presságios.
O seu homem, mares, naufrágios...
Lindas sirenas, morenas.
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Temem por seus maridos
Heróis e amantes de Atenas
As jovens viúvas marcadas
E as gestantes abandonadas
Não fazem cenas
Vestem-se de negro, se encolhem
Se conformam e se recolhem
Às suas novenas
Serenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Secam por seus maridos
Orgulho e raça de Atenas
GRUPO
3
EDUCAÇÃO ROMANA
Acadêmicas:
Alessandra
Pires
Catiana Alves
Deane Rodrigues
Fabricia Barros
Katiuscia Alves
Maria Valéria
Naiara Alves
Objetivo:
apresentar da maneira mais clara e completa possível, o sistema educacional
romano, com suas
características e influências.
Acadêmicas
Naiara- Introdução; Influências gregas no
ensino em Roma
Alessandra - O
nascimento das escolas latinas.
Maria Valéria- O
ensino primário.
Katiuscia - ensino secundário.
Deane - O ensino
superior-
Catiana - As
escolas cristãs.
Maria dos Reis - Os
principais teóricos
GRUPO
4
A
EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA
Objetivos:
- Mostrar que na Idade Média a educação era orientada pela fé e para um fim maior:'' a salvação da alma e a vida eterna'':
- Apresentar as mudanças ocorridas no decorrer do tempo e o surgimento de novas necessidades,e que com o desenvolvimento de ovos métodos de educação que se expandiram com as filosofias pedagógicas surgindo então as universidades.
Acadêmicas
Juscelina Matos: introdução
Karina de Sousa: Educação Bizantina e
Educação Islâmica
Ana Cristina: Escolas Paroquiais e
Escolas Monásticas
Elaine Vieira: Escolas Palatinas e
Escolas Seculares
Juscelina Matos: Escolas Catedrais e
Universidades
Marilene Eusébio: Paganismo e
Cristianismo,a patrística
Sônia Maria: A Escolástica e a Síntese
Tomista
Luciene Almeida: Os enciclopedistas e
Conclusão
GRUPO
5
A
EDUCAÇÃO NO PERÍODO RENASCENTISTA
Objetivo: A evolução da educação, o desenvolvimento do agir e pensar do
homem.
Acadêmicas
Acadêmicas
Kênia: apresentação:
Geane: movimento renascentista,
absolutismo/burguesia; ideias iluministas
Neila: o despotismo ilustrado;
tendência liberal e laica: dificuldades no ensino. Lidiana;
reformas na Alemanha
Luciene: o pensamento iluminista; a
pedagogia e a concepção política de Rousseau;
naturalista e educação negativa.
Layanne: o preceptor a dialética, 'liberdade
e obediência'
Kenia: Kant e a pedagogia idealista; a
consciência moral; educação e liberdade e
de Emílio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário