PRÁTICA DE ENSINO DE LABORATÓRIOS LÚDICOS
INTERDISCIPLINAR
Professora
Mestre Dorothéia Barbara Santos
A
Prática da disciplina Laboratórios Lúdicos Interdisciplinar, do Curso de
Pedagogia, da Faculdade Alfredo Nasser, no II Semestre de 2019, teve por objetivo
geral compreender a ludicidade como uma importante ferramenta, nos dias atuais,
na construção e formação do conhecimento infantil. Além disso, especificamente
procurou compreender a importância do lúdico no processo de aprendizagem; diferenciar
jogos e brincadeiras e formas diferencias de trabalhos junto aos alunos dos
anos iniciais; identificar diversas modalidades de jogos voltados para
matemática, língua portuguesa e socialização; produzir jogos com material
reciclável com vistas ao processo de sustentabilidade; montar um portfólio
virtual e uma caixa pedagógica com jogos e brincadeiras úteis ao processo de
aprendizagem infantil.
Durante o semestre, teoria e prática se
entrelaçaram. Primeiramente foi abordado o tema “ Ludicidade como ferramenta de
aprendizagem. A turma composta de 31 acadêmicos, apresentou diversas atividades
que envolveram brincadeiras, músicas e jogos que lembravam o tempo da infância
de cada um. O nome dado a esse momento foi
“Desafio Pedagógico”. De acordo, com cada apresentação foi construída uma
tabela para que fosse registrada a área de conhecimento, o conteúdo, o
objetivo, o nome da brincadeira (jogo ou música), materiais e o nome dos
acadêmicos participantes.
A apresentação possibilitou a introdução e prática
dos estudos sobre jogos, envolveram conceitos, concepções; modalidades e sua
utilização de forma interdisciplinar nos anos iniciais. Acresceu a isso, Jogos com conteúdo de
matemática, língua portuguesa, socialização e com objetivos diversos
No segundo momento estudamos sobre o impacto que
das brincadeiras na aprendizagem, dentro dos objetivos anteriormente citados.
De acordo com os estudos de Garvey (2014) e outros autores pesquisados pelos
acadêmicos, os seguintes temas foram apresentados em forma de seminários e
dinâmicas: definições e importância de brincadeira; a relação
entre o sorriso e o brincar; a brincadeira com movimento e interação; A
brincadeira com objetos e; A brincadeira com a linguagem
Estudamos também sobre o brinquedo cantado e as
diversas formas de interação. Foi escolhida a música “ Essa é uma história de
uma serpente que subiu no morro para procurar um pedaço do seu rabão’’ exemplificar
essa importante ferramenta de aprendizagem
A conclusão do semestre ocorreu com
apresentação de jogos confeccionados pelos acadêmicos com matéria reciclável.
Todos colocados em caixas pedagógicas (veja vídeo abaixo).
A decoração foi da predileção de cada acadêmico. E com a entrega de um
portfólio digitalizado contendo todas atividades práticas executadas ao longo
do semestre, cada um pode deixar registrado os principais momentos lúdicos e de
aprendizagem ocorridos ao longo do último período da turma do Curso de
Pedagogia.
REFERENCIAL
MAURÍCIO, Juliana Tavares. A
importância do lúdico na aprendizagem. Disponível em:
http://www.profala.com/arteducesp140.htm 26/01/1016.
GARVEY, Catherine. A brincadeira – a criança em
desenvolvimento. Petrópolis, RJ: VOZES, 2014.
RODRIGUES DOS SANTOS, Vilmar. Jogos
na escola – os jogos nas aulas como ferramenta pedagógica. Petrópolis, RJ:
VOZES, 2014.
ZABOLI,
Fábio; FURTUOSO, Magali Sens; TELLES, Cassiano. Brinquedos cantados. In: O brinquedo cantado na escola: uma ferramenta
no processo de aprendizagem” EF.
Deportes.com. Revista Digital. Buenos Aires, ano 16, nº 159, agosto/2011.
CAIXAS PEDAGÓGICAS
Dorothéia Barbara
Em cada caixa um sonho
Em cada sonho uma forma de pensar.
Caixas recheadas de jogos
que uma criança joga
ou pode confeccionar.
O importante é a ação
acompanhada pela imaginação.
Uma criança que aprende
jogando, imaginando e vivendo,
nunca mais esquece
o que aprendeu.
Lúdico é prazer,
é aprender a aprender
Nenhum comentário:
Postar um comentário