Aulas Remotas
AULA 01
Roteiro:
1. Veja o vídeo e escolha duas ideias sobre educação e discorra sobre elas num breve texto.
2. Leia o texto abaixo:
AULA 03
14/04
01. Assista o vídeo “ Ciclos e Seriações – para além dos modelos,
a concepção” parte II
02. Registre no seu caderno as
ideias centrais que aparecem no vídeo.
03 Escolha 02 das ideias
centrais, registradas no seu caderno, e fale se você concorda ou não com essa
forma de ensino. Não esqueça de argumentar de acordo com o tema em questão.
USO DA APOSTILA
Linha do tempo - representação gráfica de uma sequência
cronológica de eventos.
1. Abra sua apostila no texto “ Educação no
Brasil Colônia” – Página 53. Leia-o e
faça uma linha do tempo dos fatos ocorridos nesse período, da seguinte maneira:
a) Primeiro anote as datas
(algumas estão fora de ordem). Ordene-as. Depois, construa no seu caderno uma
linha do tempo desse período.
b) Poste no Grupo Fechado sua
linha do tempo
TRABALHO
1. Havíamos iniciado um trabalho antes das aulas remotas. Era em grupo.
Cada um tinha uma parte para apresentar.
2. Cada um deverá escrever a parte que iria falar no seminário e mandar no email
vozgoiana3@gmail.com . Escreva com suas palavras. Não esqueça de colocar seu
referencial.
3. Data da entrega: 29/04Linha do tempo
AULA 02
Dia 07/04:
1. Nas
manhãs de terças-feiras, estarei online na plataforma da Unifan, no Grupo
Fechado (facebook) e grupo do Whatsapp somente no horário de aula. Aproveitem esse horário. É horário de aula.
Não marque outro compromisso. para resolver dúvidas sobre o conteúdo da aula.
2. Para
aula de hoje:
Assista o vídeo
a) Procure
entender o vídeo.
b) O que
você não souber, pergunte a sua professora
c) Depois,
abra a sua apostila no capítulo 10, página 77.
Retire do texto apenas os conteúdos relativos ao conteúdo explicado por
sua professora no vídeo, ou seja, SISTEMA DE SERIAÇÃO. Anote no seu caderno.
Tire uma foto e mande Grupo Fechado ( face)
d) Assista
o segundo vídeo “ Quando a escola é de vidro”, de Rute Rocha.
e) Faça
03 comparações entre os vídeos apresentados, no que se refere ao que acontece
dentro da escola com sistema seriado. Poste no site da Unifan, ou Grupo Fechado
do Facebook
________________________________
Roteiro:
1. Veja o vídeo e escolha duas ideias sobre educação e discorra sobre elas num breve texto.
2. Leia o texto abaixo:
CARTA
DOS CHEFES DOS ÍNDIOS DAS SEIS NAÇÕES
“...
nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos
de todo o coração.
Mas
aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções
diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao
saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa.
...
Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e
aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eles eram
maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o
frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma
cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente
inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.
Ficamos
extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la,
para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores de Virginia que
nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e
faremos, deles, HOMENS.”
Texto
extraído do livro “O que é educação”, BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (1995 –p..
8-9).
Em relação a educação, qual é a ideia central trazida pelo texto.? Destaque-a em um breve texto e argumente de acordo com nossas aulas presenciais nos meses de janeiro e fevereiro.
Professora MsC. Dorothéia Barbara Santos
12 comentários:
Acadêmicos deixem aqui suas considerações somente relacionadas ao tema em questão
A resposta 1 mostra as pessoas utilizando as tecnologias ir também jogado lixo nas ruas está do sentido amplo
Os índios está sendo escravo dos colonos português está do sentido scricto
A numero.2 mostra que o texto está falado sobre dois tipos de educação.sentido amplo.e stricto
Tatyany cunha rodrigues a resposta da1 falar das pessoas usando a tecnologia nas ruas ir também o lixo espalhados nas ruas está do sentido amplo .No.outro sentido os índios sendo escravos dos portugueses está sentido stricto. A resposta da 2 o texto falar várias sentidos da educacao a pode ensinar em todos lugares a educação stricto o texto falar de duas educação falar do sentido amplo que aprendemos todas os dias que aprendemos todas horas
Tatyany cunha rodrigues a resposta da1 falar das pessoas usando a tecnologia nas ruas ir também o lixo espalhados nas ruas está do sentido amplo .No.outro sentido os índios sendo escravos dos portugueses está sentido stricto. A resposta da 2 o texto falar várias sentidos da educacao a pode ensinar em todos lugares a educação stricto o texto falar de duas educação falar do sentido amplo que aprendemos todas os dias que aprendemos todas horas
Tatyany cunha rodrigues a resposta da1 falar das pessoas usando a tecnologia nas ruas ir também o lixo espalhados nas ruas está do sentido amplo .No.outro sentido os índios sendo escravos dos portugueses está sentido stricto. A resposta da 2 o texto falar várias sentidos da educacao a pode ensinar em todos lugares a educação stricto o texto falar de duas educação falar do sentido amplo que aprendemos todas os dias que aprendemos todas horas
Tatyany cunha rodrigues a resposta da1 falar das pessoas usando a tecnologia nas ruas ir também o lixo espalhados nas ruas está do sentido amplo .No.outro sentido os índios sendo escravos dos portugueses está sentido stricto. A resposta da 2 o texto falar várias sentidos da educacao a pode ensinar em todos lugares a educação stricto o texto falar de duas educação falar do sentido amplo que aprendemos todas os dias que aprendemos todas horas
Academica Ericka Danielly
O vídeo mostra duas idéias de educação , amplo e stricto.
O domínio da tecnologia que mostra várias pessoas se comunicando mas as ruas cheias de lixo ,expressa o sentido amplo,já os escravos expressa o sentido stricto. A questão 2 fala sobre várias metodologias para se aprender como o meio da educação e diversificado, no exemplo dos índios que não precisam estar frequentando uma instituição de educação para adquirir conhecimento,há várias formas de se aprender inclusive no meio social que se está inserido.
Há vários tipos de educação
Tipos de educação
Sentido escricto
* Planejamento,conteúdo,objetivos,metodologia, avalição, local certo, sistematizada,investimento, exemplo um professor faz uma educação em sentido escricto prepara o conteúdo para aplicar em sala de aula. O médico também estuda com muita intensidade com atualizações científicas para medicar em seu local de trabalho.
Educação em sentido amplo
* Não e planejada,acontece em qualquer espaço,exemplo uma pesca pode ser pescada em qualquer parte do Rio sem planejamento e com adaptação ao ambiente.
O texto explica a formação dos índios que se adaptaram a educação acadêmica e se formaram, a formação é muito importante para a vida na cidade ensinamentos científicos mas na aldeia não essa formação não será muito útil por que eles vivem uma rotina completamente diferente, precisam caçar, construir cabana e outras culturas . Na aldeia eles viviam uma educação em sentido amplo faziam cabana em lugares imprevisíveis, a caça também é um hábito natural dos índios conseguiam sem nenhuma dificuldade.
Postar um comentário