RELATÓRIO DAS PRÁTICAS DA
DISCIPLINA PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
A disciplina Planejamento e Avaliação Educacional, ministrada em 03
turmas, do III período, do curso de Pedagogia, da Faculdade Alfredo Nasser,
unidade de Aparecida de Goiânia – GO, Brasil, no segundo semestre de 2019 teve por objetivo:
Compreender o planejamento educacional num contexto democrático, fundamentos,
estrutura, elementos constitutivos que
permitem a sua eficácia e eficiência.
Além disso, as funções dos membros da comunidade escolar pautadas na sua
elaboração, execução e avaliação.
No início do semestre,
os acadêmicos foram informados sobre o Plano de Ensino da disciplina em
questão. Nele estavam registradas todas atividades práticas obrigatórias
(Figura 01) que deveriam ser realizadas ao longo do semestre.
Figura 04 – Ajudante
do dia Acadêmico Gilmar
05 - Número/quantidade Acadêmica Fablícia
Figura 06 - Abecedário Acadêmica Keliane
Os acadêmicos também aprenderam a importância do diário de classe. Cada um teve a oportunidade de acompanhar às aulas observando e praticando o controle de frequência, conteúdo escolar, dias letivos e sobretudo o fechamento mensal desse documento.
Acresce a isso, o elaborar e colecionar bilhetes diversos destinados aos pais, incentivos pedagógicos, músicas e histórias infantis ilustradas, e crachás escolares (figura 07)
Figura 07 - crachás confeccionados pela Turma PM-III
Variadas atividades foram desenvolvidas ao longo do
semestre juntamente com uma sustentação teórica baseada nos estudos de
Vasconcelos (2007), Conte (2017), Moretto (2016) entre outros.
No final da disciplina todos os
acadêmicos apresentaram um portfólio em forma de caderno e outro
digitalizado. Este último, todos puderam aprender a usar algumas tecnologias em
forma de aplicativos, digitalizar materiais pedagógicos, dimensionar imagens
fotográficas entre outros.
E assim concluiu-se o semestre letivo.
Referencial
CONTE, Priscila. Cargos e funções dentro da escola. Disponível in:
http://priscilaconte.blogspot.com.br/2009/02/ Acessado em 26/07/17.
FRANÇA, Luiza. O Planejamento escolar. Disponível em:
http://appprova.com.br/saiba-tudo-sobre-planejamento-escolar/nov 17, 2016.
Acessado em 26/07/17.
LIBANEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e
prática. 5ª. Ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
MORRETO. Vasco Moretto. Prova – Momento
privilegiado de estudo e não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DPeA, 2016.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento –
projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico.17ª Ed. São Paulo: Libertad, 2007.
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- Compreender o planejamento educacional num contexto democrático, fundamentos, estrutura, elementos constitutivos que permitem a sua eficácia e eficiência. Além disso, as funções dos membros da comunidade escolar pautadas na sua elaboração, execução e avaliação.
Objetivos Específicos
- Compreender o ato de planejar, nos vários níveis.
- Compreender o planejamento como um procedimento natural e necessário na vida humana.
- Problematizar a concepção dos profissionais sobre a prática dos diversos aspectos e níveis do planejamento.
- Compreender e problematizar a importância e a prática da participação no processo de planejamento.
- Refletir sobre a questão da flexibilidade no planejamento.
- Discutir as características e as formas de organização de projetos educativos.
- Compreender os aspectos que envolvem a prática da avaliação em diferentes situações que envolvem o planejamento.
- Reconhecer a pesquisa como princípio norteador do processo de planejamento.
Referencial
MORRETO.
Vasco Moretto. Prova – Momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas.
Rio de Janeiro: DPeA, 2016
VASCONCELOS,
Celso dos Santos. Planejamento – projeto de ensino-aprendizagem e projeto
político pedagógico.17ª Ed. São Paulo:
Libertad, 2007.
Portfólio
É um cardemo, álbum digital ou em papel que mostra em ordem cronológica o desenvolvimento de uma pessoa, de um trabalho ou de uma empresa. Na escola, é utilizado para analisar o desenvolvimento cognitivo do aluno a partir de diversas atividades educativas. A capa vai depender da finalidade a que se destina. Eis aqui alguns exemplos:
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