PONTO 01
Etapas para discussão:
a) O que o texto diz
b) O que está ao redor do texto
c) A relação do texto com a realidade
d) Registro das ideias principais
Etapas para discussão:
a) O que o texto diz
b) O que está ao redor do texto
c) A relação do texto com a realidade
d) Registro das ideias principais
01
“A educação é um dos meios que os homens lançam
mão para satisfazerem suas necessidades”
( Carlos Brandão )
02
'' Em mundos diversos a educação existe diferente:
em pequenas sociedades
tribais de povos caçadores,
agricultores ou pastores nômades;
em sociedades
camponesas, em países desenvolvidos e industrializados;
em mundos sociais sem classes, de classes,
com este ou aquele tipo de conflito entre a suas classes;
em tipos de sociedade e culturas sem Estado,
com um Estado em formação ou com ele
consolidado [... ] entre e sobre as pessoas"
( Carlos Brandão )
04
04
ninguém educa a si mesmo,
os homens se educam entre si,
mediatizados pelo mundo"
( Paulo Freire )
06
06
" É na educação dos filhos
que se revelam as virtudes dos pais"
( Coelho Neto )
08
08
"Educação é aquilo que fica depois
que você esquece o que a escola ensinou"
. ( desconhecido )
PONTO 02
Leitura do capítulo I, da obra de C. Brandão, Educação? Educações: Aprender com o índio
Conceitos básicos:
a) Educação
b) Cultura
c) Socialização
c) Endoculturação
PONTO 03
A história - é a interpretação da ação transformadora do homem no tempo.
Pedagogia - a teoria crítica da educação.
Homem - um ser histórico.
Trabalho - ação transformadora do homem sobre a natureza - pelo trabalho o homem o homem se autoproduz ao mesmo tempo que produz sua própria cultura.
ARANHA. Maria Lúcia de Arrua Aranha. História da educação. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 1996. ( há edições mais novas)
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Idéias centrais de Maria Lúcia de Arruda Aranha
O HOMEM É FEITO DE TEMPO
A história - é a interpretação da ação transformadora do homem no tempo.
Pedagogia - a teoria crítica da educação.
Homem - um ser histórico.
Trabalho - ação transformadora do homem sobre a natureza - pelo trabalho o homem o homem se autoproduz ao mesmo tempo que produz sua própria cultura.
EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA
Educação: mantém viva a memória de um povo e dá condições para a sua sobrevivência [... ] é uma instancia mediadora...
Alguns cuidados
Sociedades tribais: educação informal
Sociedades complexas: educação formal, trabalho braçal versus trabalho intelectual; escola dualista
Ideologia: impede que a classe dominada perceba a divisão que a inferioriza e assuma os valores dominantes.
O fenômeno educacional não é neutro
Questionando a educação
A educação precisa estar aberta constantemente a teoria
ARANHA. Maria Lúcia de Arrua Aranha. História da educação. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 1996. ( há edições mais novas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário