Dorothéia Barbara
É inegável que a tecnologia está em toda
parte do universo civilizado. Quem se dispõe a ser professor corre o risco de
ficar parado no tempo, ou desenvolver
uma metodologia obsoleta em sala de
aula, insignificante e como diz Moretto (2014) “...sem eficiência e eficácia.”
Discordo com Buarque (2014) quando diz
que para admitir um professor em um estabelecimento de ensino deve-se “... exigir declarações que o elogie seu trabalho.
Discordo pelas mesmas razões que o próprio senador descreve o ambiente
da maioria das escolas. É , sem graça, não tem conforto para alunos e
professores, e “... o quadro negro é uma tortura.” Acresce ainda que a remuneração dos professores não é atraente e muitos ministram suas aulas
com extremo desânimo. Diz ele, “ ... os professores não são vistos como
heróis [...] ninguém quer ser professor, se perguntar o que querem, todos dizem que vão ser
jogadores de futebol, um “ neymar” na vida ou outra ocupação que dê sentido à
vida.
No entanto, concordo com precisamos
vencer os desafios que nos são postos diariamente no ambiente escolar,
sobretudo os que envolvem tecnologia. Nossos alunos chegam nas salas de aula
com tablets, iphone, celulares de última
geração e outros aparelhos, por vezes, desconhecidos no universo de muitos
professores. Eles chegam com inúmeras informações que em suas mentes estão
desconectadas, semelhante a uma gaveta de roupa em desordem. É aí, que o
professor entra como mediador para organizar essa gaveta e colocar cada coisa
em seu lugar, pois deve
Transformar
aquilo que concorre com a escola, adicionando à sua atividade principal as
possibilidades do on line como recurso inovador da experiência educacional; Compreender
as possibilidades de interesse e curiosidade do educando em relação a que a
escola oferece, abandonando a crítica sobre a indisciplina e falta de interesse
nos estudos pelos alunos, antes de refletir sobre as transformações
científicas, tecnológicas, sociais e dos meios de comunicação em geral. (SOARES,2006 p.8)
Certamente é um dos maiores desafios que nós,
professores do século atual precisamos vencer, apesar das barreiras estruturais institucionais, a má remuneração e
outros fatores que ainda afetam a nossa qualidade de aula e de vida.
Referencial
GALLI Soares, Conhecimento e aprendizagem no contexto das tecnologias
BUARQUE, Cristovan. Desafios da Educação – Antônio Névoa e
Cristovan Buarque
Nenhum comentário:
Postar um comentário