Trabalhar textos em sala de aula, por vezes é uma atividade monótoma e sem atrativos para alunos e professores. A experiência com dinâmicas de leitura e exposição de conteúdos em duplas permite:
a) Troca de experiencias entre alunos
b) Organização de ideias em ordem cronológica
c) Desenvolvimento da linguagem oral
d) Levantamento de ideias centrais em forma de sínteses
e) Outros que somente com o desenrolar da dinâmica serão manifestados.
SUGESTÃO
Elabore e distribua perguntas ou pontos centrais de um texto. Cada dupla ficará responsável por responder ou discutir o teor uma das perguntas. Para tanto é preciso que todos tenham lido o texto num todo. Será marcado um tempo para organização das ideias pela dupla. Poderá ser de 15 ou 30 minutos. Em seguida, cada dupla fará apresentação da sua temática, numa grande roda. No final, o professor concluirá o texto mostrando se houve ou não equívocos de interpretação ao longo da dinâmica.
Dorothéia Barbara
Nenhum comentário:
Postar um comentário