Acadêmicas do Curso de Pedagogia apresentaram no final do semestre de 2012 algumas sugestões de planos de aula sobre o ensino de história. Vejamos alguns exemplos:
A COMUNIDADE INDÍGENA
(Plano de aula por Janaína Mendonça)
1. Identificação
1.1 Escolas: Cantinho do Saber (nome fictício)
1.2 Disciplinas: História
1.3 Anos: 3° ano fundamental Turma: A
1.4 Professores (a): Janaína Mendonça
2. Objetivos
2.2 Objetivos Gerais:
*
Reconhecer
e valorizar a diversidade de grupos sociais existentes, com ênfase nas tribos
indígenas.
2.3 Objetivos Específicos
*
Identificar
os aspectos da cultura indígena e reconhecê-la como grupo social;
*
Conhecer
e respeitar as manifestações de cultura
*
Indígena;
*
Refletir
sobre realidade indígena e possíveis soluções para os problemas dessa
comunidade.
3. Conteúdo:
3.1 Conteúdos Programáticos
*
A
comunidade indígena.
4. Metodologia
4.1 Procedimentos
* Projeção
em vídeo (é preciso identificá-lo aqui)
sobre o tema abordado, com o objetivo de mostrar o que é viver em uma
comunidade e suas diferenças;
*
Após
assistir o filme os alunos serão orientados a fazer uma pequena redação sobre o
filme assistido;
* Dividir
a Turma em cinco grupos, os quais irão montar uma maquete sobre a comunidade
indígena;
* Para
encerrar cada os grupos terão que
apresentar a maquete produzida para a turma.
4.2 Recursos
ü Livro didático, DVD, papel, caneta, isopor,
cola, bonecos.
5. Avaliação
ü
Será
realizada após observar as apresentações dos grupos em sala e através do seu
entendimento diante da redação.
6. Tempo Previsto
ü
03
aulas
Referências
HUMBERG Flávia.Vida em Comunidade.In:História.1.ed.São Paulo: Nacional, 2008
p.58-96.
OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL
(Plano de Aula por Eliana Miranda )
1. Turma: 3º ano do ensino
fundamental.
2. Assunto: Os primeiros habitantes
do Brasil.
3. Objetivo geral
Perceber as diferenças culturais entre o modo de
vida indígena e europeu.
4.
Conteúdo
As relações entre os
nativos e a sociedade dominantes.
5. Metodologia
1º Momento - Acolhida com oração
do Pai nosso.
Objetivo:
Contribuir com harmonia entre a turma e os educadores.
Tempo:
05 minutos.
2º Momento - O professor distribui
alguns livros, revistas, imagens, para uma maior compreensão do assunto,
faz uma breve leitura do tema aplicado.
Objetivo:
Desenvolver e buscar mais conhecimentos.
Tempo:
20 minutos.
3º Momento - Em seguida, o
professor organiza os alunos em pequenos grupos para montar uma história por
intermédio das leituras e imagens distribuídas. Imagem (OSCAR PEREIRA DA SILVA,
desembarque de Cabral em Porto Seguro, São Paulo. multirio.rj.gov.br.)
*Descrever o que observa em
cada imagem.
*O que elas estão vestidas?
Por quê?
*Por que elas estão nesse ambiente?
Objetivo:
Conhecer e perceber a importância da cultura dos primeiros habitantes no
Brasil.
Tempo:
20 minutos.
4º Momento: pedir para o grupo
organizar cartazes com textos e fotos para uma pequena exposição, contendo suas
pesquisas realizadas em sala.
Objetivos:
conhecer e perceber a importância das culturas.
Tempo:
15 minutos.
Recursos:
Livros,
revistas, imagens, cartolinas, cola, tesoura.
Avaliação:
Os
alunos serão avaliados durante a participação das atividades aplicados em sala.
6. REFERÊNCIAS
HUMBERG, Flávia Ricca. História - livro do professor – 3 ano . 1ª. Ed. São Paulo: Editora
Nacional, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário