1.27.2013

DICIONÁRIO JURÍDICO VOZ


 Dicionário Jurídico para iniciantes 
A
Aludir: fazer referência a... relativo a...

Argúcia: esperteza

Assertiva: argumento, afirmação  sobre algo.
Axiologia: parte da filosofia que estuda os valores.


C

Ceticismo:  incredulidade; o que leva a dúvida e consequentemente ao questionamento.
Ciência do Direito: é a maneira de como  se entende  ou analisa o direito.
Cognoscível: objeto passível de ser conhecido

D
Direito: conjunto de normas  que regem um determinado país; forma correta ou certa de agir.  

Doroteia ( Nome): dom ou presente de Deus.
J

Jurisfilosofia: é a ciência do direito: ramo da filosofia que  tem por objeto o direito
I
Insuscetível:  o que  não pode ser alterado diante de uma situação ou circunstância 
intersubjetividade: vínculo entre duas ou mais pessoas .


H
Hodiernamente: faz referência ao  dia de hoje, atualmente.
M
Metafísica: (ramo da filosofia) estuda a essência do mundo. Procura mostrar a maneira de como as pessoas entendem o mundo.
O

Objeto de conhecimento: aquilo que a ciência tende  ou que ela conhece ( GILLES)
Objeto da jurisprudência: é o conhecimento do direito


U
Ulterior: que vem depois de...;  em seguida. 

12.30.2012

METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Alguns planos de aula


MEIOS DE TRANSPORTE.
(por Lívia Almeida)


2) Assunto: Meios de transporte.
3) Objetivo Geral: Conscientizar sobre a importância do trânsito da nossa cidade.
4) Conteúdo: Meios de transportes e o trânsito.
5) Metodologia: O processo de desenvolvimento – a construção da aprendizagem. Será feita uma roda de conversa, perguntando aos alunos quais meios de transporte eles já utilizaram; a importância do trânsito em nossa cidade e como evitar acidentes. Após isso, será utilizado recortes de revistas com diferentes tipos de meios de transportes para a confecção dos cartazes.

1º momento: Apresentar o tema aos alunos.
Objetivos:
*        Despertar na criança a importância do transporte e do trânsito na nossa cidade.
*        Fazer um debate sobre o seu trajeto de casa para escola, e conversar sobre qual meio de transporte utilizado para chegar ate a escola.

Objetivo: Mostrar o quanto e importante observar os detalhes existentes no caminho da nossa casa até a escola.


3º momento: Confeccionar cartazes sobre os meios de transporte que mais são utilizados na nossa cidade.
Objetivo: Incentivar o conhecimento não só dos transportes que eles utilizam, mas também  outros que existem na cidade.

4º momento: Assistir  o vídeo “Pessoas no Transito? ’’
Objetivo:  rever o conteúdo  estudando em sala de aual
6) Recursos: cartaz, televisão, dvd. revistas, tesoura, cola, cartolina e pincel atômico.
7) Atividade: Montar cartazes  sobre os meios de transportes.
8) Avaliação: Os alunos serão avaliados através da participação em sala e pelos cartazes confeccionados.

9) Fonte Bibliográfica:
PASSOS, Célia, SILVA Zeneide. Coleção eu gosto - integrado. 1º ano
Vídeo Pessoas no Transito?’’:http://www.youtube.com/watch?v=wE2hOzOgjG0. Acessado em: 06 de dezembro de 2012, às 18:00

12.29.2012

O ENSINO DE HISTÓRIA


       Acadêmicas do Curso de Pedagogia apresentaram no final do semestre de 2012 algumas sugestões de planos de aula sobre o ensino de história. Vejamos alguns exemplos: 


A COMUNIDADE INDÍGENA
(Plano de aula por Janaína Mendonça)

1. Identificação

     1.1 Escolas: Cantinho do Saber (nome fictício)
     1.2 Disciplinas: História
     1.3 Anos: 3° ano fundamental Turma: A
     1.4 Professores (a): Janaína Mendonça

2. Objetivos

    2.2 Objetivos Gerais:

*        Reconhecer e valorizar a diversidade de grupos sociais existentes, com ênfase nas tribos indígenas.

    2.3 Objetivos Específicos

*        Identificar os aspectos da cultura indígena e reconhecê-la como grupo social;
*        Conhecer e respeitar as manifestações de cultura
*        Indígena;
*        Refletir sobre realidade indígena e possíveis soluções para os problemas dessa comunidade.

3. Conteúdo:

      3.1 Conteúdos Programáticos

*        A comunidade indígena.

4. Metodologia

    4.1 Procedimentos

*    Projeção em vídeo (é preciso identificá-lo aqui) sobre o tema abordado, com o  objetivo de mostrar o que é viver em uma comunidade e suas diferenças;
*        Após assistir o filme os alunos serão orientados a fazer uma pequena redação sobre o filme assistido;

*   Dividir a Turma em cinco grupos, os quais irão montar uma maquete sobre a comunidade indígena;

*     Para encerrar cada  os grupos terão que apresentar  a maquete produzida  para a turma.

4.2 Recursos

ü      Livro didático, DVD, papel, caneta, isopor, cola, bonecos.

5.  Avaliação
ü     Será realizada após observar as apresentações dos grupos em sala e através do seu entendimento diante da redação.

6. Tempo Previsto
ü     03 aulas

Referências

HUMBERG Flávia.Vida em Comunidade.In:História.1.ed.São Paulo: Nacional, 2008 p.58-96.
É preciso registrar o vídeo que for utilizado.




OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL 
(Plano de Aula por Eliana Miranda )  

1. Turma: 3º ano do ensino fundamental.

2. Assunto: Os primeiros habitantes do Brasil.

3. Objetivo geral

Perceber as diferenças culturais entre o modo de vida indígena e europeu.

4. Conteúdo
                                                                                                       
As relações entre os nativos e a sociedade dominantes.

5. Metodologia

1º Momento - Acolhida com oração do Pai nosso.

Objetivo: Contribuir com harmonia entre a turma e os educadores.
Tempo: 05 minutos.

2º Momento - O professor distribui alguns livros, revistas, imagens, para uma maior compreensão do assunto, faz uma breve leitura do tema aplicado.

Objetivo: Desenvolver e buscar mais conhecimentos.
Tempo: 20 minutos.

3º Momento - Em seguida, o professor organiza os alunos em pequenos grupos para montar uma história por intermédio das leituras e imagens distribuídas. Imagem (OSCAR PEREIRA DA SILVA, desembarque de Cabral em Porto Seguro, São Paulo. multirio.rj.gov.br.)
                  *Descrever o que observa em cada imagem.
                  *O que elas estão vestidas? Por quê?
                  *Por que elas estão nesse ambiente?

Objetivo: Conhecer e perceber a importância da cultura dos primeiros habitantes no Brasil.
Tempo: 20 minutos.

4º Momento: pedir para o grupo organizar cartazes com textos e fotos para uma pequena exposição, contendo suas pesquisas realizadas em sala.

Objetivos: conhecer e perceber a importância das culturas.
Tempo: 15 minutos.

Recursos:
Livros, revistas, imagens, cartolinas, cola, tesoura.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados durante a participação das atividades aplicados em sala.

 6. REFERÊNCIAS

HUMBERG, Flávia Ricca. História - livro do professor – 3 ano . 1ª. Ed. São Paulo: Editora Nacional, 2008.



9.26.2012

RETRATOS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL


       O tema  Retratos da Ditadura Militar no Brasil é uma dos assuntos abordados na disciplina História da Educação II, do Curso de Pedagogia.  Antes da turma iniciar  esse estudo, outros são analisados  e debatidos em sala de aula.  Mereceram  destaques  o contexto  histórico, político,  social e  educacional  nos períodos Colonial,  Imperial,   Primeira  República, Era Vargas, governos de JK e Jânio Quadros.  Tudo isso para compreender  os motivos que impulsionaram o  Brasil a viver um dos períodos mais violento da sua história.  Para tanto,  foi formado  na turma do II período - 2012/2 6  (seis )  grupos, com 05 ( cinco) componentes para organizarem  seminários com as temáticas: 

1. Principais aspectos políticos da era militar
2. A economia  na era militar
3. Mudanças sociais  na era militar
4. O papel da mídia na era militar
5. A música ( bossa nova, jovem guarda, infantil, os grandes festivais, protesto, Tropicália etc)  na  era militar
6. A educação e suas contradições  na era militar.

       Todos serão apresentados no mês de outubro sob a orientação da Profa. Ms. Dorothéia Barbara. Nesse espaço serão publicados os  principais entendimentos  da referida turna  sobre o estudo aqui proposto.  
       Você que  é nosso convidado, leia, divulgue e mande suas considerações sobre este  trabalho para  o VOZ GOIANA.  Será  prazeroso compartilharmos  conhecimentos.

Notícias referente a Ditadura Militar 29/12/2012 


Durante discurso do vereador Gilberto Natalini (PV), no debate do projeto de criação da Comissão da Verdade municipal, o colega Agnaldo Timóteo (PR) pediu um aparte e foi em defesa do Regime Militar:
– É uma lástima que os meios de comunicação não se abram para contar as coisas maravilhosas que foram efetuadas nesse país pelo Regime Militar – afirmou Timóteo.
Em seguida o vereador cantor citou o ex-presidente João Baptista Figueiredo e exaltou a Lei da Anistia como forma de crítica a revanchismos. (Fonte: http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2012/04/11/)