4.12.2012

Seminários e apresentações das temáticas de História da Educação I

 O melhor da academia 
                                                              


 GRUPO1 - AS COMUNIDADES TRIBAIS E A  EDUCAÇÃO DIFUSA 
16/04 

     

1-EDILEIDE SOUZA: As comunidades tribais
2-CEJANE  CARMO: O politeísmo nas sociedades tribais.
3-ELIENAY SILVA: A autonomia do líder tribal em sua sociedade
4-LÚCIA SANTOS:A educação difusa.
5-PATRICIA FARIAS:A memoria e a lei

COMENTÁRIOS

            A apresentação do grupo I foi maravilhosa, bem estruturada, bem explicada, a apresentação dos slides também foi ótima, o grupo esta de parabéns.... Adenise

         Bom o primeiro grupo se saiu muito bem. Pode ter sido o bom desempenho das colegas ou também temos que levar em conta que o conteúdo foi muito proposital por termos estudado ele em sala de aula três meses antes, mais elas se saíram muito bem. Falaram dentro do conteúdo proposto. É sinal que querida Me. as suas aulas estão dando frutos positivos, se nelas estão, imagine na turma toda. A menção ao escritor CARLOS BRADÃO enriqueceu muito a apresentação delas, as musicas em destaques ao fundo também. Não podemos deixar de citar, foram muitos bem colocadas.  - Leidiany Otoni


GRUPO 02 - A ANTIGUIDADE ORIENTAL: A EDUCAÇÃO TRADICIONALISTA
( parte I ) - 16/04


1- Joelma Rodrigues: As civilizações fluviais
2- Fabia Souza: Sociedades tradicionalistas
3- Poliana Caixeta: a importância da escrita
4- Dulce Gleide: a educação tradicionalista
5- Lorranny Sales: Egito, Babilônia e Índia

COMENTÁRIO

       Deixo aqui um pequeno comentário sobre as minhas colegas da Pm 1, que ao longo do curso possamos deixar fluir em nós o que há de melhor no nosso conhecimento pois todos temos capacidade intelectual  de alcançar o amadurecimento físico, mental e intelectual.  Temos que ter em mente que todos estamos em uma academia e que aqui podemos errar pois teremos tempo de consertar os nossos erros. Mais lá fora não podemos errar há muitos que dependerão de nós e seremos os mestres de amanhã. Termino aqui citando uma frase que achei de um significado incrível: "Ensinar é promover encontros."

GRUPO 03 A EDUCAÇÃO  TRADICIONALISTA ORIENTAL ( parte 02 )
26/04

GRUPO 04 - A ANTIGUIDADE GREGA - ( parte 01)
26/04

1-O que é a paideia - Rosiane 


2-Tradição mítica - Danielle 

3-Nascimento da filosofia - Ana Paula 

4-Períodos da filosofia grega - Márcia 

 GRUPO 05  -  A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO GREGO
Veja vídeo na coluna  direta deste blog com o título " Pequeno resumo do seminário:  A educação no contexto grego"
03/05


1-Sofistas:A arte da persuaçao-Bernadeth
2-O diálogo Socrático- Luciney
3-A utopia de Platão-Bernadeth
4-Isócrate e a retórica- Luciney
5-A pedágogia aristótelica-Bernadeth




GRUPO 6 - A ANTIGUIDADE GREGA - parte III



1-Formação integral - Rosilane  Monteiro

2-Homero Educador da Grécia - Tuane

3-Educação Espartana - Michelli  Lopes

4-Educação Ateniense - Arianne  Ramos

5-Educação no período helenístico - Raquel Dutra

 A EDUCAÇÃO ROMANA ( parte 02 )


Componentes:

1-Adenise Borges
2-Alessandra Lício
3-Gessana Silveira
4-Joice Oliveira
5-Maria Morais 

Comentário 
 

 “O grupo falou de maneira simples e objetiva sobre a educação grega. E conseguiu alcançar o objetivo da apresentação que é o "despertar pelo saber". senti despertada por conhecer mais sobre a educação espartana e ateniense dos quais me chamaram mais a atenção. Meninas vocês estão de parabéns!!" Bernadeth


GRUPO 10 - A EDUCAÇÃO NA IDADE MEDIA 

1-Adna
2-Bruna
3-Leyane
4-Lorena
5-Pollyana Melo 

Consideração
Caros colegas parabéns pelo trabalho. Foi de grande importância para aumentar nossos conhecimentos e mostrar o quanto a história da educação e  fundamental  para o nosso curso. Espero  continuar ate o fim com vocee peço a Deus forças pra isso. -Pollyana Melo 

    _____________________________   

 ANTIGUIDADE GREGA - parte 2
1-Edilene Ferreira: Diálogo socrático
2-Jane Rosa:Utopia de Platão
3-Juliana: Aprender é lembrar
4-Missislene:Sofistas: A arte da Persuasão
5-Mayara Celleste: Alegoria da caverna

6-Raimunda Barros Crispim: Realismo aristotélico 

 ANTIGUIDADE ROMANA E HUMANISTAS

Contexto histórico

·       1-Primeiros tempos  >  Neires
·       2- Realeza   > Neires
·       3-República   > Andreia
·       4- Império   > Andreia
Pedagogia

·       1- Características gerais  > Terezinha
·       2- O que é humanitas?  > Terezinha
·       3- Principais representantes  >  Sebastiana
·       4-Outras tendências  > Sebastiana

Educação

·        1-Introdução   > Pollyana
·        2-Eduacação heróico- patrícia  > Pollyana
·        3-Educação cosmopolita >  Pollyana

   A EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA I

1-Camila Santos: O feudalismo
2-Lays Melo sobre: A influência da igreja
3-Geane: Paganismo e cristianismo
4-Angelica: Patrística
5-Lucimara Lima: Os enciclopedistas
6-Kezia  Oliveira: A escolástica

A EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA – ( parte 2)

1-Francielly: A Educação na Idade Média: escolas leigas e pagãs
2- Lucilene Bispo: O Renascimento Carolíngio e nas Cidades
3- Anelis C. e Silva: Formação das gentes de oficio e militar
4- Francielly F. Rocha: Formação das mulheres
5- Luciana Ferreira: Formação dos servos da gleba
5. Irene Ferraz: Universidades - Ana Flávia

 RENASCIMENTO: HUMANISMO E REFORMA 

1-O Humanismo ( Claudete )
2- Ascensão da burguesia ( Jade )
3- Reforma e  Contra-reforma ( Elias )
Pedagogia
1- A  secularização do pensamento ( Deborah )
2- Vives/ Erasmo( Alzira )
Educação
1-Educação Religiosa e leiga ( Luana )

3.26.2012


Queda da bolsa de Nova York
 ( Leila Pires )

Na década de 20 aumentou o consumo, a indústria criava a todo o momento bens de consumo, os clubes e boates viviam lotados. As ações estavam valorizadas por causa da euforia Americana com essa expansão surgiu a expressão “American Way of life” modo de vida americana. O mundo invejava o estilo de vida americano.
As causa da crise foi à superprodução agrícola, formou excedente dos produtos e a diminuição do consumo a indústria cresceu muito, porém os salários e poder aquisitivo não. No Brasil não foi diferente com a produção de café enquanto o consumo mundial era de aproximadamente 21 milhões de sacas o Brasil produzia 22 milhões sobrando excedente. E com a entrada de outros países na disputa pela importação o Brasil perdeu mercado, sobrou então café estocado.
Em 24/10/1929 conhecida como quinta negra ocorre a queda da bolsa de Nova York. Época ficou conhecida como a grande depressão varias pessoas se suicidaram, pois dormiam rica e acordavam pobre. Em 1933 Assume o poder nos Estados Unidos o presidente democrata Franklin Delano Roosevelt que atuou de forma intensa para contorna a crise. E lançou o plano “New Deal” pacote de reformas para tentar recuperar a economia do país. Entre as medidas estavam o controle do governo sobre os preços, criação do seguro desemprego e realização de um grande programa de obra pública.
No Brasil o governo também tomou medidas para conter a crise. O governo proibiu novas plantações de café durante 3 anos e passou a comprar e destruir o café estocado, cerca de 80 milhões de sacas. Somente no final da década de 1930 o café começou a recuperar os bons preços nos mercados internacionais.

Referencia Bibliográfica

WWW.libertaria.pro.br Autores: Lúcia Helena Storto      Sidney Aguilar Filho

2.02.2012

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II

Bases para  estudos iniciais: 


Editora Moderna

PONTO 01


 Tema: A educação na Primeira República 


Abordagem 


PONTO 02 
Roda de Conhecimento

 Temas de pesquisa 
1.República Oligárquica - 
2. As viagens de D. Pedro II
3. Feitos de D. Pedro II 
4. Federalismo 
5. Ideais republicanos 
6. Participação do Brasil na Guerra do Paraguai
7. Ideias positivistas 
8. Leis abolicionistas
O trabalho escravo 

9. Republicanos  do dia 14 de maio
10. Guarda Negra 
11. Constituições  do Brasil
Capa da Constituição de 1891
12. Estrutura do ensino elementar
13. Reforma de Benjamim Constant.
Benjamim Constant

14 Ensino laico
 15.Ciências positivistas 
16. Lei Rivadávia Correia
17. Reforma Carlos Maximiliano
18. Reforma Rocha Vaz 
19.Chegada dos imigrantes no Brasil
20. Condição do escravo livre
21. Princípios do Partido Comunista Brasileiro


Sugestão de leitura:













FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA


Ponto 01

Marcas da minha vida

   Construção de um breve memorial.  Fatos marcantes da vida: infância, adolescência, juventude e fase adulta:

  •     Relatos por escrito
  •     Leitura e reconhecimento pelos colegas

   
Ponto 02

       Ensino de história algumas  reflexões  sobre  a apropriação do saber segundo  Sônia  Maria Leite  Nikitiuk

(Roteiro das discussões elaborado)

Repensar...

... o ensino
... a história
... as relações entre ensino e história
... as relações entre quem ensina e quem aprende
... o que aprende e como ensina
... no ensino, o  que aprender e como ensinar

 “ O saber é apropriado e construído”  e envolve:
  • Identidade
  • Linguagem
  • Registros
  • Pluralidade


PONTO 03

O ensino de história:
algumas reflexões sobre a apropriação do saber
( Nikitiuk)

Fragmentação do texto  para discutir e relatar  e registrar em pequenos grupos:
  • Descortinando horizontes
  • Uma janela aberta para o mundo do saber

Refletir:

  • Nos escritos e leituras, diferentes apropriações
  • Sonhos sonhados, saberes  aflorados

Leituras indicadas: