8.01.2011

VOZ GOIANA

    Olá amigos! Uma parte deste blog buscará retratar alguns aspectos culturais e educacionais existentes no Estado de Goiás, sobretudo na sua capital. Começo com a letra da música do compositor Manoel Amorim, Balada Goiana, cantada por Marcelo Barra:


Todos têm um amor na vida,
que os inspira, a cantar.
Eu só canto a minha cidade,
minha terra, meu sonho, meu lar.
Terra linda venturosa,
terra amada de meus pais.
Minha terra de luz e vida,
é Goiás, Goiás, Goiás.

Lá ao longe ao sol poente,
brilha a serra a me ofuscar.
Se é bela ao sol caindo,
mais formosa é ao luar.
De manhã os passarinhos,
alegres se põe a cantar.
À tarde os sinos festivos,
não se cansam de badalar.
Terra linda venturosa,
terra amada de meus pais.
Minha terra de luz e vida,
é Goiás, Goiás, Goiás.

Lá no alto a capelinha,
de joelhos a rezar.
Os casais de namorados,
vão sonhando ao luar.
O rio descendo ligeiro,
vai cantando uma canção.
Pelas ruas balanceando,
balanceia o meu coração.
Terra linda venturosa,
terra amada de meus pais.
Minha terra de luz e vida,
é Goiás, Goiás, Goiás. 

            Também não poderia deixar de fora a belíssima letra da música Noites Goianas de Joaquim Bonifácio e Joaquim Santana, cantada na linda voz de Ely Camargo:

Tão meigas, tão claras,
Tão belas, tão puras
Por certo não há

São noites de trovas
De beijos de juras (bis)
As noites de cá

As noites goianas
São belas, são lindas
Não temem rivais

Goianos, traduzem
Doçuras infindas (bis)
As noites que amais

Em Nice, em Lisboa
Na Itália famosa
Tais noites não há

São noites somente
Da pátria formosa (bis)
Do índio Goyá
     
        Mas nem tudo é assim, Goiânia sofreu muito em 1987, com o acidente radiológico, devido a contaminação com césio-137, muitos  perderam suas vidas. Outros vivem com sequelas  no físico  ou na  alma. ( Veja video neste blog )
      Essa tragédia  fez com que o goiano  refletisse mais  sobre o lugar onde mora e a ter um novo olhar sobre o  seu solo, o cerrado.  Esse tem sido motivo de preocupação por parte de várias instituições: famílias, escolas, igrejas, associações de moradores entre outras.
Monumento da Av. 85 - Setor Oeste

  Goiânia é uma cidade jovem, tem apenas 78 anos. Tem belos monumentos  que vale apenas serem mencionados nesse espaço. Um deles é o Coreto ( inaugurado em julho de 1942) que fica na praça Cívica, no começo da Avenida Goiás. Trata-se de um espaço em que alguns artistas  da terra expõem o que há de melhor no mundo, sobretudo no que se refere a música e teatro. 
Aguarde... editando

7.16.2011

DICAS PARA TCC

     O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - é o maior e melhor momento da vida acadêmica. Para tanto aqui estão algumas dicas:

1. Evite cópias! Existem muitos sites e blogs com diferentes temas para serem repassados pra você. Alguns são gratuitos. Cuidado!  Trata-se de uma grande armadilha  que destrói  a sua imagem e futura profissão. Além disso, observe o quadro abaixo: 

2. Cuidado com a clonagem! O que é ? É o trabalho alheio, geralmente de um "amigo"  ou conhecido. Troca-se a capa e manda pra frente.  Em poucos segundos a autoria é modificada.

3. Copiar é crime! Basta ler e entender a Lei nº 9.610/98 (veja em http://www.planalto.gov.br ) que  você entenderá as possíveis consequências desse ato.

Etapas para elaboração do seu TCC 

a)  Escolha do tema - deverá originar de uma das disciplinas, conteúdos ou temas abordados ao longo da sua graduação

b) Teste seu tema - testar é pesquisar e ter em mãos no mínimo 10 (dez) autores que abordam o seu tema.  Vá à luta! Seu orientador não deve fazer isso por você. Os autores podem ser de artigos, textos, entrevistas e obras diversas que sejam reconhecidas no meio acadêmico.
c) A importância do teste - desconfie se você  não encontrar autores que dão fundamentação ao seu tema. Se isso acontecer, significa que  é hora de repensar os objetivos. Ter uma boa  fundamentação teórica é condição para escrever !


d) Leia e estude  os textos escolhidos.  Não esqueça que:

e) Prefira publicações recentes, exceto as obras consideradas clássicas e que não são mais editadas.

f) Aguarde...editando
Autoria: Profa. Dorothéia Barbara  - Mestre em Educação
                                         
          O trabalho de Conclusão de Curso o chamado TCC, seja na modalidade acadêmica Monografia ou Artigo Cientifico, é o momento de escrita individual, acerca de algum tema que lhe despertou curiosidade, desejo ou ate mesmo indignação ao longo de sua graduação. Porém ao escrever é necessário alguns cuidados indispensáveis, nesta pagina você encontra algumas dicas, como por exemplo, o cuidado com a copia ou a clonagem, mas você sabe a diferença? Segundo o dicionário de língua portuguesa copia é "Reprodução manual ou automática de um texto, documento" desta forma a copia é considerada como crime, conforme prever a Lei nº 9.610/98, a clonagem é onde é modificada apenas a autoria, geralmente de um trabalho de amigos, não cai nesta.

           Em relação ao seu tema é de fundamental importância que haja no mínimo dez autores diferentes que abordem seu tema, se isto não acontecer é aconselhável rever seu tema, após a escolha leia e estudo, algumas obras clássicas não podem ficar de fora, mais prefira obras recentes. Seja esperto, não dê uma de esperto!
Jhonathans S. Fernandes -  Formando do curso de Pedagogia/2011


        Oie, concordo com você apesar de ser o semestre mais tenso da faculdade, mas em compensação tem orientadores, como você que nós fazer sentir prazer neste momento tão importante... Te amo muito...
Por Cristina Couto em Dicas para TCC em 18/07/11



Você tem toda razão Mestre! Cópia, bla!, tô fora!!! O TCC deve ser o momento exclusivo da compreensão de toda uma caminhada acadêmica, momento de leituras, pesquisas, entrevistas e levantamentos, momento de expressar o seu entendimento sobre determinado assunto, e momento de questionar, concordar e discordar, afinal uma abordagem tem os seus prós e contra....Esse momento é singular em nossas vidas de graduandos, apesar de ser também, o inicio de uma grande trajetória profissional com muita ética!! Bjus Mestre Doró! Te dolo!!!!
Por Amelinha em Dicas para TCC às 09:44


CONFIANÇA

Confiar em Deus é sinal de sabedoria.
Esperei com paciência pelo Senhor,
e ele se inclinou para mim
e ouviu o meu clamor.”
(Salmo 40:1)

" Ó Senhor, 
nosso Deus,
  a tua grandeza 
é vista 
no mundo inteiro."
( Salmo 8.1 )
Quando se faz justiça,

os bons ficam felizes,

 porém os maus

 ficam apavorados”

(Provérbios 21.15)


“O sábio é mais poderoso

do que o forte; e o inteligente

do que o que possui a força”

( Provérbios 24.5 )

“Não vos inquieteis, pois,

 pelo dia de amanhã;
 porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo.
 Basta a cada dia o seu mal.”
 (Mateus 6.34)
Vários são os objetivos traçados pelo homem. 
Quando colocados diante de Deus,
 o percurso torna-se possível 
 e Deus sempre dá o suporte. 
O que  fazer diante das adversidades? 

 ( Dorothéia Barbara )

No livro de Neemias há uma resposta: Oração e confiança. " Mas nós oramos  ao nosso Deus [...]" (4.9 )   Quer saber mais? Leia todo o capítulo. 





7.15.2011

CARTÕES ESPECIAIS


Criações do blog, especialmente  para você visitante.


.........oooOOOooo..........
Tente!
.........oooOOOooo..........
Para todos vocês!
.........oooOOOooo..........
Agrade alguém  dizendo boa tarde.
.........oooOOOooo..........

Cultive suas amizades!

.........oooOOOooo..........

Amizades são presentes divinos
.........oooOOOooo..........

Só envelhece quem não sabe sorrir.
 ..........oooOOOooo..........

 "Honre seus pais para que prolongue seus dias na terra "
..........oooOOOooo..........

Ser pai é uma dádiva.

..........oooOOOooo.........
O melhor dia, hoje.
..........oooOOOooo..........

O maior segredo da felicidade.
..........oooOOOooo..........

Guarde  esse endereço no coração
..........oooOOOooo..........

Jamais!!!!
..........oooOOOooo..........

Confie!!
..........oooOOOooo..........

E faz grandes coisas por nós!
..........oooOOOooo..........
Neste blog, você sempre é esperado(a)!
..........oooOOOooo..........